Alguns aparelhos vendidos aqui no Brasil, vem com um firmware modificado pela operadora Claro, com alguns softwares pré-instalados (alguns possíveis de desistalar e outros não), e com a versão Android 3.1.

No geral, esta versão é uma droga! Muito lenta e não possibilita a instalação de alguns aplicativos que só estão disponíveis para a versão 3.2.

O passo-a-passo a seguir, orientarei quem estiver interessado em atualizar o firmware para o 3.2, e remover aquele Logo chato da Claro, que aparece no momento da inicialização.

Faz-se necessário alguns requisitos básicos para a operação:

– Recomendo realizar o processo com o Windows 7;

– Recomendo realizar o processo em um notebook, para evitar problemas com uma possivel queda de energia (pode ser um PC ligado à um nobreak);

– Instalação do Kies, disponível no site da Samsung;

– O firmware desejado (a sugestão é que utilizem a versão P7300ZSKK2), podem baixá-lo CLICANDO AQUI

– Necessário o software Odin, para a atualização do firmware.

– A bateria deve estar completa, pois se o processo parar na metade do caminho, sinto muito. Pode acontecer problemas que não poderei ajudar a solucionar.

Obs: SE VOCÊ NÃO ENTENDE ESTES REQUISITOS, OU DO QUE EU ESTOU FALANDO NESTE POST, POR FAVOR NÃO SIGA A DIANTE, POIS VOCÊ PODERÁ INUTILIZAR O SEU TABLET DE FORMA IRREVERSÍVEL!!!!!

PASSE PARA OUTRO POST!

Obs 2: O firmware disponível neste poste é para o Tablet Samsung Galaxy Tab 8,9″ com 3G (modelo P7300). Para quem tem o modelo somente com WI-FI, deve buscar um firmware com a sigla P7310…alguma coisa.

  1. Faça o download do Kies, firmware e do Odin;
  2. Faça a instalação do Kies;
  3. Reinicie o computador;
  4. Conecte o tablet ao computador e espere que o Kies faça a identificação e finalização dos drivers necessários;
  5. Desconecte o Tablet e desligue-o;
  6. Precione “Volume -” e “power” ao mesmo tempo. Aparecerá uma tela  com duas opções. Utilizando as teclas volume, selecione a opção “download”.
  7. Aparecerá uma tela de aviso. Confirme pressionando “Volume +”
  8. Execute o Odin;
  9. Conecte o tablet ao computador;
  10. Aguarde alguns segundos até a conclusão da instalação dos drivers adequados;
  11. Quando aparecer uma indicação em amarelho no Odin, é sinal de que o tablet foi ideintificado corretamente e já podemos carregar o firmware;
  12. Clique em “PDA”, e selecione o firmware baixado;
  13. Clique em START e aguarde o total carregamento do firmware.
  14. O tablet irá reiniciar automaticamente. Desconecte-o do computador.
  15. A primeira inicialização demora um pouco, cerca de uns 10 min. Tenha paciência.

Utilizei este firmware por um bom tempo e foi o melhor até agora. Hoje começarei a testar o P7300XWKK5. Em breve publicarei minhas considerações.

Se você gostou desta dica, acesse www.youtube.com/dennytorres para ver outras dicas como essa todas as semanas. Confira lá.

🔥 SEJA UM AMAZON PRIME (30 dias grátis) – Inscreva-se pelo link abaixo para ajudar nosso canal.

https://amzn.to/3jwV6qW

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: queroaprendersobre@gmail.com Siga-me nas redes sociais: BLOG: www.dennytorres.wordpress.com INSTAGRAM: @denny_torres_qas AJUDE AO CANAL: https://www.dennytorres.com/dt

378 thoughts on “Como atualizar o firmware do Galaxy Tab 8.9 para Honeycomb 3.2”
  1. Achei seu site pesquisando no Google, já que planejo em comprar esse GTab 8.9… esse firmware é mesmo original da Samsung, com TouchWiz etc? vc sabe tb se recebe atualizações OTA normalmente? Valeu, cara!

    1. Esta versão realmente é original de outros países. Mais atualizado que as versões disponíveis aqui no Brasil. Logo, apesar de poder atualizar via OTA, não haverá atualizações mais recentes que esta.

  2. Legal, obrigado! Só fico com receio de comprar um novo, fazer esse procedimento e depois ter algum problema… mas, já que vc testou, acho que vou arriscar tb!

  3. Lembrei que o problema é que se perde, possivelmente, as promoções de uso das revistas Abril, da Cultura, do Netmovies etc, não?

  4. Acabei de atualizar o meu Galaxy 8.9, seguindo o tutorial.
    GTalk e Gmail que eram bloqueados pela Claro estão desbloqueados.
    Instalei a P7300XWKK5.

  5. Minha namorada comprou o Tab 8.9 no dia 30. E no dia 30 mesmo eu já estava atualizando com o firmware disponibilizado por você.
    Parabéns pelo tutorial e obrigado por nos dar a chance de nos livrarmos daquela coisa vergonhosa que a Claro faz em seus aparelhos Android (eu já tinha passado por isso com meu Galaxy S).

  6. Ola, eu tenho uma duvida.
    Estou muito decepicionado com a claro, ela estraga o tablet, então estou louco para atualizar o meu tablet, mas aí bate aquele medo…Como você já deve saber o tablet receberá uma atualização para o Android 4.0 e então eu te pergunto, mesmo eu fazendo essa atualização eu vou conseguir futuramente atualizar meu Android? E esse firmwere é original? É em português? Obrigado você pode salvar minha vida.

    1. è original sim.

      Mas não está disponível para os aparelhos do Brasil. Por isso, é possível que a atualização para o ICS não possa ser feito automaticamente e necessite que você efetue este procedimento novamente.

      Não é necessário fazer o root do aparelho. É uma atualização normal.

  7. Comprei meu tablet ontem, to louco pra tira esse conteúdo da claro mas com um medo da pohha de fazer algo errado. Vou tentar esse passo a passo.

  8. A um tempo atrás postei que iria atualiza e deu tudo certo, com esse tutorial que foi postado quem tem uma noção básica não terá problema nenhum, o passo a passo é igualzinho. Dennyctor muito obrigado por compartilha essa solução, sucesso ai pra vc.

  9. Olá Denny,
    Estou com uma dúvida sobre o post. Possuo além do tab 8.9 um galaxy s que atualizei de 2.2 p/ 2.3.3 usando um tutorial de outro site usando exclusivamente o odin, pois o kies foi inútil (as rom de operadoras não conseguiam ser atualizadas via kies).
    Qual é a função do kies se a instalação utiliza o loader do odin?
    Outra pergunta, nessa instalação que fiz no galaxy, o tutorial não marcava o campo “re-partition” (reparticionamento da flash), o que dá uma segurança maior pra não “brickar” o aparelho, mais também se paga um preço pela falta de ousadia: a instalação funciona bem mas não é a mais otimizada possível. Nessa instalação é mantida a partição antiga ( você não detalhou os parâmetros de carga do odin)?.

    1. Prezado,

      Acredito que você tenha se equivocado com os números das versões, pois para o Galaxy 8.9 apenas são compatíveis as versões do Android com numeração a partir da 3.0. Ou seja, 3.1, 3.2, 3.x, etc.

      A necessidade de instalação do Kies faz-se necessário para a instalação dos drivers originais do seu tablet no PC. Uma vez que você não conseguirá achar separadamente.

      1. prezado denny,
        voce não percebeu que eu citei 02 casos de atualizações diferentes:
        a) galaxy s, o meu smartphone de 2.2 p/ 2.3.3 que eu já fiz e deu certo;
        b) galaxy tab 8.9 de 3.1 p/ 3.2, que eu estou querendo fazer.
        Ficou claro agora?
        Esquece o ginger bread, vamos falar de honey comb:
        Estou interessado em saber se existe algum passo a passo com detalhes do uso do odin, que diversas opções que precisam ser marcadas e etc.

        1. Me desculpe Rui, não havia percebido quando você citou o Galaxy S.

          Quanto ao seu questionamento, a maioria dos tutoriais que já vi não avançam muito no detalhamento do uso do Odin.

          Eu mesmo apenas utilizo sem alterar as pré -configurações.

          Vou continuar procurando em outros sites gringos, e se eu achar algo postarei.

          Valeu a dica.

  10. Olá Denny,

    Muito obrigado pelo tutorial, apliquei no meu P7300 da Claro e funcionou perfeitamente (P7300XWKK5).

    Mas fiquei com um dúvida e gostaria de saber se vc pode me ajudar. Pensei que meus problemas no Android Market com a frase “este item não é compatível com seu dispositivo” iam desaparecer, mas não foi isso que ocorreu.

    Tentei instalar alguns apps e continuam com a mesma msg. Os dois apps são “Infraero voos online” e “ICS Browser Plus”. Pensei que fosse bloqueio da Claro, mas será que não é? Até matei a conta antiga do Google e crie uma nova para zerar o dispositivo no Android Market. Mas estes apps continuam como não compátiveis. Faz idéia do que seja?

    Muito obrigado.
    Marcus

    1. Marcus, existem softwares que somente são compatíveis para resolução e sistema de celulares. A versão Honeycomb, por ser mais avançada e configurada para tablet, o desenvolvedor do software pode ou não deixar compatível para as duas versões. No geral são.

      Um exemplo é o Gmail, que possui uma versão para Gingerbread e outra para Honeycomb.

  11. Olá Denny,

    Antes de fazer a atualização, gostaria de tirar algumas dúvidas;
    – Esta atualização tem opção português / Brasil?
    – Tem “ç”?
    – Tem como eu guardar a versão atual (da Claro), por questões de “garantia”?

    1. Tem sim para português do Brasil. Mas ainda não consegui descobrir porque algumas palavras continuam como português de Portugal.

      Quanto ao backup da versão da Claro, sinto muito mas não sei como fazer. Talvez com o software ROM MANAGER você consiga.

  12. Cara, muito obrigado pelo tutorial, bem simples e prático de fazer. As operadoras destroem o tablet com essas personalizações e graças ao Android e de pessoas como você que nos ajudam a resolvemos essas pendengas. Valeu mesmo cara, feliz com o novo brinquedinho!

  13. caro dennyctor, meu galaxy tab 8.9 não tem “ç” pois não tem teclado abnt nativo. Tem como baixar e instalar esse padrão de teclado brasileiro? tem como baixar e instalar locutor em português do Brasil (narração de ebook)?

    1. Você pode utilizar o programa SwiftKey, disponível no Market.

      Mas acho que para você utilizar o ç no seu teclado atual, basta deixar precionada a tecla do c que cedilha aparecerá.

      Referente ao programa de voz, infelizmente não conheço.

  14. Cara, você não sabe como me ajudou……agora só uma dúvida. Essa imagem fuinciona com o Kies? Não que eu precisa dele, mas só para saber.

    1. Negativo, esta imagem só funciona no Odin.

      O Kies apenas serve para instalar os drivers necessário para a realização do processo.

      1. Resumindo;
        – Sem o Kies instalado ele não funciona, apesar de ser reconhecido. Depois de instalado, é reconhecido no explorer.
        – O Kies não reconhece mais ele

        Tenho ainda o segundo original com firmware original da Claro e ainda não achei uma forma de copiar (se for possível) o firmware original dele.

        Apesar das melhorias com este firmware serem boas, acho que o fato dele não ser mais reconhecido pelo Kies indica problemas futuros, até para atualização oficial para o Android 4.

  15. Explicando melhor:

    Sem Kies
    – Ele reconhece o dispositivo (P7300) mas pelo explorer não reconhece nenhuma pasta.
    O outro dispositivo ainda original, depois de baixar automaticamente os drivers na internet, reconhece as pastas normalmente.

    Com Kies
    – Reconhece as pastas pelo explorer, mas não conecta com o Kies.

    Problema que imagino poder acontecer.
    Cenário: Um micro “limpo” onde o Tablet nunca foi conectado e nem instalado o Kies.
    Após instalar o Kies e como ele não reconhece mais o dispositivo, como faria para refazer o procedimento descrito neste post?

    Obs;
    – O Odin ainda reconhece a conexão.
    – Continuo proucurando uma forma (ou um firmware original de verdade) para retornar a versão anterior “Claro”.

  16. Atualizando…
    No mesmo dia consegui fazer o Kies reconhecer o Tablet. Não sei bem o que fiz que resolveu, mas funcionou nos 2 micros que utilizo.
    Lembro de ter feito um “reparo na conexão” do Kies, onde parece que ele exclui o drivers e reinstala além de uma atualização, que no meu NETBOOK demorou uma eternidade.
    Também brinquei com uma opção no Tablet de reiniciar.
    Ainda estou tentando descobrir direito o que ganho ou perco para fazer o modo ROOT e testar algumas opções com o ROM MANAGER e similares no outro Tablet que ainda está original

  17. Amigão, o arquivo da rom pede uma senha para descompactar, qual seria? Pois o arquivo está em .rar e o Odin não reconhece essa extensão, tentei apenas renomeá-lo mas o Odin trava.

  18. Funciona o mesmo procedimento ono Tab 10.1? Tenho o mesmo problema com o Kies aqui.

    Não funciona de jeito nenhum com o Tab. Nem no windows nem no Mac.

  19. Outro detalhe, não sei se aconteceu com alguém, após a atualização que foi super rápida e com o tuto ficou muito fácil, não está reconhecendo a rede da claro. Alguma luz?

      1. Esperei 1 hora mais ou menos e voltou a funcionar, acho que fez alguma sincronização. Ficou muito bom com a Rom ZSKK2 com a XWKK5 não gostei, erros de português e uns travamentos. Coloquei o tema do ICS e tá muito show, parabéns pelo tutorial e pelo blog!

  20. Gostaria de saber a diferença dessa firmware q é 3.2 para 3.1! as principais diferenças, porque notei que continuou a mesma coisa, so apagou os trem da claro! tenhu uma duvida de como fazer o root! pelo procedimento que achei no youtube, a gnt copia um arquivo pra dentro dele e aplica ele e depois baixa o super user mais não funcionou, fala que não esta permitido acesso! alguem sabe o procedimento ceto pra fazer root nele?

    1. Prezado Bruno, basicamente as diferências estão no desempenho, estabulidade e correções de alguns bugs e travamentos. A medida que vão surgindo novas atualizações, naturalmente o sistema vai ficando mais maduro e estável.

      Quanto ao root, não vejo necessidade de fazer por enquanto, visto que o ICS ainda está em uma fase experimental para o tab 8.9, com muitos bugs. A versão 3.2 é a melhor até o momento.

  21. Olá denny

    apareceu 3 apps no meu tab 8.9
    o catchplay o newsxpresso e outro que o nome é em chinês ou japonês que tem um bichinho vermelho no ícone e não da pra digita, não consigo excluir e nem restaurando o sistema esses apps saem, saberia informa o pq e como eu tiro isso??? Obrigado….

  22. se a atualizacao oficial pra ICS sair da pra meter over the air ou tem q fazer isso denovo??

    valeuuuuuuuuuuu

    ps: a WKK5 ta estavel ou tem os bugs q alguns do xna tao falando??

    valeuu

  23. Estou fazendo o procedimento a apartir de uma máquina virtual do windows 7 que está rodando num Ubuntu 10.11 pelo virtual box. O download pelo odim está lento porque estou usando uma porta usb que não é 2.0 ( fica a dica: usem portas usb 2.0 ) quando terminar eu descreverei alguns detalhes.

  24. Ola!
    Uma informação esta versão do galaxy tab 8.9 que você vez a atualização foi a versão que possui 3G e Wi-FI

  25. Qual o firmeware que você está utilizando atualmente? Na sua opinião qual é a melhor? Vi algumas novas no SAMMOBILE asiáticas e européias, mas estou na dúvida.

    1. As europeias.

      estou atualmente com a P7300OXXKL3 (atualização de Dez/2011)

      Ainda vou testar a P7300OXXLA2 (atualização de Jan/2012)

  26. Denny poderia me ajudar com o root do p7300, ja fiz vários métodos e nenhum funcionou, tenho alguns programas no meu tablet q necessitam de root para funcionar, vc sabe algum meto que seja 100% de certeza que funcione?

    obrigado

  27. Denny, atualizei via ODIN para o firmeware P7300OXXLA2 e achei bem melhor do que a P7300ZSKK2. Principais diferenças:
    – A seleção de idiomas, incluindo o PT-BR já ocorre na primeira tela após o reset;
    – Na versão anterior eu não conseguia sincronizar os dados via kies, com a nova conecta de
    imediato;
    – O android market possui novo ícone e se chama play store;
    – No desbloqueio da tela inicial, só aparece o cadeado de desbloqueio quando toco na tela;
    – Teclados, swype / inglês / Samsung com PT-BR;
    – O arquivo do Firmeware é menor;
    – Kernel: 2.6.36.3 / HoneyComb 3.2
    – A conexão com a rede da operadora, wifi, GPS, bluetooth, configurações de conta pop3 e exchange, redes socias….tudo funcionando perfeitamente;
    – Senti uma melhora na navegação na internet (utilizando a mesma rede wifi);
    – 450 MB de ram livre;

    Do restante, tudo parecido com a anterior. Achei esta bem melhor.

    abs,

  28. Denny, tudo bom? quando tento o procedimento 6, nada a aparece. O que será que estou fazendo errado, pode me ajudar? Falei com vc outro dia (plano diretor) quando vc me falou sobre esta atualização com tutorial em seu blog.

    1. Olá Pablo.

      Para dar certo, você tem que manter a tecla “volume -” precionada até aparecer uma tela de notificação.

      Lembrando que o tablet deve estar desligado antes.

  29. a propósito (complementando post anterior) fiquei na dúvida (desculpe a minha falta de conhecimento) sobre qual procedimento deve ser feito no pc e qual no tablet.

    1. 1 – Faça o download do Kies, firmware e do Odin (no PC);
      2 – Faça a instalação do Kies (no PC);
      3 – Reinicie o computador (no PC);
      4 – Conecte o tablet ao computador e espere que o Kies faça a identificação e finalização dos drivers necessários;
      5 – Desconecte o Tablet e desligue-o;
      6 – Precione “Volume -” e “power” ao mesmo tempo. Aparecerá uma tela com duas opções. Utilizando as teclas volume, selecione a opção “download” (no tablet).
      7 – Aparecerá uma tela de aviso. Confirme pressionando “Volume +” (no tablet)
      8 – Execute o Odin (no PC);
      9 – Conecte o tablet ao computador;
      10 – Aguarde alguns segundos até a conclusão da instalação dos drivers adequados (no PC);
      11 – Quando aparecer uma indicação em amarelho no Odin, é sinal de que o tablet foi ideintificado corretamente e já podemos carregar o firmware (no PC);
      12 – Clique em “PDA”, e selecione o firmware baixado (no PC);
      13 – Clique em START e aguarde o total carregamento do firmware (no PC).
      14 – O tablet irá reiniciar automaticamente. Desconecte-o do computador.
      15 – A primeira inicialização demora um pouco, cerca de uns 10 min. Tenha paciência. (no tablet)

  30. Denny,Tudo bem? Me tira uma dúvida se posso atualizar o firmeware pelo Windows XP – Service Pack 3 e se esse procedimento também é válido para a versão P7300OXXLA2

  31. Amigo tenho um Tablet Sansung. 10.1, o Kies não o reconhece, não sei o que houve, pois antes reconhecia, gostaria muito de poder atualiza-lo e tirar o emblema da operadora claro,
    se possivel faz um passo a passo para este aparelho, o meu tem wifi e 3G, obrigado e tudo de bom para voce.

  32. Olá Denny,
    Alguma previsão de firmware do Ice Cream Sandwich para P7300?

    Li essa semana que já foi disponibilizada para o SII.

    Abs,

    1. Ainda não.

      existem algumas versões inacabadas disponíveis no site do XDA. Inclusive testei uma, mas possui ainda muitos Bugs.

      Vamos esperar mais um pouco

  33. Denny ,

    Show de bola o tuto, eu cheguei a ver no XDA mas meu ingles é basico demais.
    Instalei a ROM KK5 , voce pode postar aqui o LINK dessa de DEZ que esta usando e dessa nova que vai usar ?

    Abs.,

  34. Olá meu amigo, tudo bom?
    Chegou o adaptador USB que comprei pelo ebay, mas quando conecto (sozinho ou com pendrive junto) a tela fica preta. Pelo que entendi o tablet foi desligado. Será que tem a ver com rom? pode ajudar?

    1. Independe se conecto só o adaptador ou ambos juntos.
      Ele desliga.
      Se religo, ele completa a inicialização e a tela da senha aparece por 1 segundo, aí desliga novamente.
      Estranho né? hehehe

      1. Tenho esse adaptador e funciona perfeito no meu p7300 com essa room. No p7500 com 3.2 tbm vai normal.. Acredito que o problema possa ser seu adaptador.

  35. dennyctor … obrigado meu irmão, deu certinho, parabéns pelo tutorial, vale lembrar 2 detalhes e duas dicas importantes:
    – Alguns tablets apresentar na parte do apertar o botão “power” + “volume(-)” (que é o logo ao lado do power), apenas a imagem “Downloading” com os mascotes do Android, logo vc deve apertar o “volume(+)” (terceiro botão contando do power para baixo), E depois apertar “volume(+)” novamente e quando aparecer a mensagem “Connected USB, press start in Odin3”, onde deve se clicar em Start.
    – Outro detalhe é que isso atualiza o tablet instalando a versão nova, mas devido a infraestrutura e engenharia do Android, os arquivos e parâmetros ficarão mantidos, e alguns atalhos podem não funcionar, se alguém tiver a intenção de fazer um back-up do que é importante, utilize o Kies no momento do tutorial onde se executa ele e depois de feita a atualização/instalação do Android na versão desejada, pode se zerar as configurações de fábrica, mas vale anotar a sequência de ordem das opção para chegar na configuração de linguagem, Pois alguns arquivos de instalação do Android ficam em outras linguas como coreano, lituano, hungaro, etc. Daí fica dificil mudar a linguagem lendo tudo em outra lingua, se souber a sequencias dos toques para chegar na linguagem fica fácil.
    Obs: Outra coisa legal, é que dá para atualizar até 9 tables simultaneamente conectados as USB. Desde que sejam detectados nas USB pelo Odin. Útil para quem precisa atualizar vários tablets numa pancada só e até uma área de suporte.

  36. Denny…. você é o cara… resolvi meu problema com seu tutorial……Muito obrigado….
    Agora como baixo o P7300ZSKK5? Onde encontro?

    1. Olá Denny , fiz a atualização via ODIN para o firmeware P7300OXXLA2, conforme o tutorial e deu tudo certo. valeu pela dica…..
      Aproveitando necessito de um tutorial de como acessar o root, necessito retirar alguns apps que realmente não servem para nada, se for possível agradeço.

  37. o meu samsung 8.9 está com essa versão, PDA:KH6 / PHONE:KH5 / CSC:KH6 (ZTA)
    só estou terminando de fazer os donw, e já irei fazer essa atualização, só confirmando é essa a versão que pode ser atualizada?
    abraço!

  38. Olá Denny.
    Fiz todo o procedimento, e após o start porem aparece o seguinte erro:

    ID:0/005> Can’t open the serial(COM) port.
    All threads completed. (succeed 0 / failed 1)

    Tenho windows 7 e McAfee.

    Antecipadamente grato por uma “luz”.

  39. Oi boa noite seu site e otimo!!!
    Mas tenho uma duvida como concigo atualizar meu samsung tab modelo GT-P1000L
    Nunca fiz nenhuma atualizacao de sistema e ele esta muito lento e travando direto atualmente e eu nao comprei o aparelho vinculado a nanhuma operadora comprei direto na loja Fast.
    Muito obrigado.
    Ana

  40. Olá, será que pode me ajudar? Comprei um Galaxy tab 7.0 plus…baixei para o pc que tem windows xp o programa Kies, mas o pc não reconhece o tablet e, por isso, não consigo passar arquivos do pc para o tablet. Será que falta alguma coisa para baixar ou o tablet está com defeito?

  41. Grande Denny.

    Cara, passo só para agradecê-lo por suas instruções. Realizei o procedimento usando a firmware P7300XWKK5 e tudo parece estar perfeito.

    Eu não aguentava mais aquela porra daquela rom da Claro. Obrigado parceiro!

  42. Denny embora seu post naum seja recente meu tablet eh e infelizmente eh da claro..kkk ou seja…tive q usar sua tuto…e kara deu mto certo vlw pela otima tutorial e pela simplicidade apliacada nela… uffa adeus restricoens… brigadaum

  43. Parabéns pelo post Dennycort, li em algum comentário que esse procedimento não funciona em P7300 nacional é isso mesmo?Como faço para saber se é nacional ou não?O meu também possue a personalização da Claro e acho que está com algum problema no Bluetooth pois de repente pára de receber os arquivos só restaurano as configurações de fábrica volta a funcionar, então gostaria de atualizar para tentar resolver o problema,qual seria a melhor Rom para usar?Obrigado desde já!!!

  44. Obrigado pela atenção amigo, na sua opnião qual rom deveria instalar que considera mais estável, estou na dúvida entre P7300ZSKK2 e a P7300OXXLA2…caso obtenho algum erro após a instalação como bugs poderei instalar uma outra versão ou retornar para que estava?

  45. EDIT: Funcionando perfeitamente, o tutorial é muito prático,fácil de seguir, instalei a rom P7300ZSKK2, depois acho que testarei a outra…parabéns pelo post!!!

  46. instalei o Kies no meu pc mais esse nao reconhece o meu tablet GT-P7300, diz que não é suportavel o kies 2.0 e a versão que eu instalei é a mais nova feito o downloading no baixaki. Não sei o que está acontecendo =( Estou sem sorte! alguem me ajude!!

      1. foi o que eu pensei…. fiz a instalação no windows 7, deu certo. Ao iniciar o kies ele pede para fazer uma atualização, apos isso está “conectando” e ja tem 15 minutos… é demorado assim mesmo?

  47. eu desisti de tentar conectar no kies… pulei pra: Precione “Volume -” e “power” ao mesmo tempo. Aparecerá uma tela com duas opções. Utilizando as teclas volume, selecione a opção “download”.

    Mas poxa… quanto tempo isso demora? ja tem meia-hora em DOWNLOADING

  48. Denny, foi difícil encontrar na Net algum lugar que mostrava um tutorial de como atualizar o tablet, há diversos para o smartphone. Más eis que achei vc.

    Parabens pelo trabalho.

    Recentemente adquiri um Galaxy Tab 10.1, sem bandeira e ao conectá-lo no Kies ele informou que havia uma atualização para o 3.2, Deixei ele fazer. Tudo OK. Ma´s ainda não estou satisfeito.

    Nessas suas andanças pelo mundo Android voce saberia dizer se ha algum firmware novo para esse tablet que esteja estável, com câmera funcionado e etc.? Onde posso conseguir? É que já vi no YouTube pessoas que estão usando o ICS. Agradeço antecipadamente sua atenção.

  49. Ola amigo
    Estou com uma duvida. Vou agora flashar o meu P7300 com essa flash mas anteriormente flashei com uma room tirada do checkfus só que o meu aparelho nao mais ganhou sinal de area mas estou um pouco confuso pelo seguinte. Este aparelho é 3g mas funciona normalmente com um chip normal ou so funciona chip com plano de dados? é que nao entendi o porque de ele ter ficado sem sinal de area e nem reconhece o chip. Eu insiro o chip e ele sempre pede para inserir o chip!!!!!!!
    Obrigado

  50. Denny, o notebook que utilizo é da empresa com Windows Vista (homologado) e o PC de casa tem o Win7 64 (sem no-break… só estabilizador).

    Algum risco de fazer a atualização a partir do mal-visto Vista?
    Você tem alguma posição mais atual a respeito das firmwares mais recentes? Por ex. a P7300OXXLA2 (Jan/12) ou ainda está usando a P7300OXXKL3 (Dez/11)?

    Estou entrando agora no mundo Android pois sou um fã da Nokia de carteirinha… mas o Symbian já deu o que tinha que dar, né!
    Abraços

    1. Existe o risco de faltar energia durante o processo. Aí já era.

      Mas recomendo não fazer. Sua ROM é boa. Poucos bug foram corrigidos nessa de Janeiro.

      1. Oi Denny, agora percebi que não fui tão claro.

        O tablet (que ainda nem chegou) foi comprado com o firmware da Claro e gostaria de saber para qual firmware atualizar, P7300OXXKL3 (Dez/11) ou P7300OXXLA2 (Jan/12).

        A outra pergunta é: embora suas recomendações sejam atualizar a partir de uma estação com Win7, qual o risco de atualizar pelo Win Vista?
        Grato

  51. Olá denny, eu tenho este tablete e fiz o procedimento até o item 5
    – Desconecte o Tablet e desligue-o;

    ao tentar realizar o item 6
    Precione “Volume -” e “power” ao mesmo tempo. Aparecerá uma tela com duas opções. Utilizando as teclas volume, selecione a opção “download” (no tablet).

    o mesmo não ligou mais???? o que pode ter ocorrido??? pode me ajudar?

  52. Agradeço pela grande dica.
    Atualizei com a versão padrão (P7300ZSKK2).

    Achei interssante que manteve as consigurações do equipamento. Inclusive manteve os atalhos que vieram pré-instalados.

  53. Boa Noite Denny.
    Chegou meu primeiro tablet hoje. o sansung 8.9, gostaria de instalar algumas apps, mas não tenho conexão wi-fi, então pensei se houver um jeito de baixá-las no pc e depois instatalr no tab, ia ser uma boa. Fiz algumas tentativas sem sucesso.
    Será que vc tm alguma solução pro meu problema.

    Obs. Parabéns pelo site, bastante conteúdo útil e prático…

    Até mais Brother!

    1. Rapaz, a melhr solução para você é procurar um ciber café ou algum shopping que possua wi-fi aberta.

      Eu poderia disponibilizar alguns aplicativos para você baixar mas pode ser que alguns não sejam compatíveis com a resolução de sua tela.

      O recomendável é que seja pelo Play Store

  54. Tem como desativar ou reconfigurar o “mini app tray” que vem na interface TouchWiz da Samsung? É aquela barra que abre com seis aplicativos (gerenciador de tarefas/calendário/horário mumdial/nota digital/calculadora/músicas) quando vc clica no “^” que está no meio da barra de tarefas.

    1. Essa função é padrão da Samsung, logo você não conseguirá retirar sem substituir a ROM.

      Esta semana irei testar a Cyanogen 9, e se tudo der certinho recomendarei

  55. Funcionou perfeitamente,somente o 3G aind não esta funcionando, mas acredito que é porque comprei o cartao sim hoje. Grato pela tutorial.

    Ele só vai funcionar ocm chip da Claro, ou de qualquer operadora??

    1. Assim que eu fiz a atualização do meu, eu coloquei o chip da Vivo que uso em meu celular para ver se o 3G do tablet estava funcionando. Funcionou! Não precisei configurar nada. Reconheceu o 3G Vivo sem problema algum.

  56. instalei a versão com final kk2, como não consegui fazer o 3g funcionar alguem tem alguma dica de que o pode ser? ou se posso tentar instalar outra versão mais atualizada?
    Grato

  57. Bom dia Denny,
    possuo um galaxy tab 8.9, porem pesquisando na net vi que alguns deles tem função celular, esta função esta relacionada com firmware? e existe uma forma de habilitar tal função? espero que possa me ajudar, desdde já agradeço.

    1. Prezado, desconheço esta função. Atualmente estou testando a Cyanogen 9, a qual habilita diversas funcionalidades, mas não percebi se o telefone funciona.

      Se puder contribuir com esta informação ficarei surpreso e agradecido.

  58. Vlws Denny excelente a sua firmware desempenho totalmente diferente da procaria q a claro me deu continue com esse site maravilhoso….

  59. OLÁ DENNY, BOM DIA, TENTEI NO MEU MAS DEU ERRO, SE IMPORTARIA DE ME ADICIONAR NO MSN, PRA PODER ME AJUDAR? SE PUDER ME ADICIONA AI…

    1. No MSN não vai dar, mas vamos tentar resolver o problema pelo email

      Verifique se a “depuração via USB” foi assinalada antes de conectar ao PC.

      lembre-se de fechar o Kies antes de fazer o procedimento.

  60. Ola denny, eu ja baixei tudo que foi pedido, quando ligo a tablet no pc, ele aparece como um dispositivo normal, e não aparece o kies fazendo nada dele… o que pode ser?

  61. como é meu primeiro tablet, estou com uma duvida, quando ligo o usb no computador para passar alguns dados, depois de uns 5 minutos quando tento passar algum arquivo, ele aparece que o dispositivo esta nao esta conectado ou algo do tipo, sendo que tudo que tem na tablet aparece no pc, abre e tudo mais, só nao consigo passar os arquivos pra ela, por um acaso isso eh algum problema da atualização, alguma configuração da tablet ou algum problema do aparelho?

  62. desculpa, acho que era só reiniciar a tablet, parece que agora está tudo normal, borgado por disponibilizar a atualização ;D

    1. Amigo uso essa rom a algum tempo mas agora quando o ligo o Tab o sistema não inicializa,fica na tela do logo da samsung por um bom tempo e em seguida reinica, poderia me ajudar amigo?Agradeço desde já!!

      1. Este tipo de problema normalmente é resolvido quando se retira a bateria e coloca novamente, fácil de se fazer em celulares.

        Mas no seu caso acho que você deverá entrar no recovery e limpar dados do usuário e wipe dalvik cache.

        Algumas informações como contatos e mensagens serão perdidos.

      2. Obrigado pela ajuda amogo,fiz todo o procedimento mas não resolveu o problema,tive que restaurar tudo,acabei perdendo todos os meus arquivos mas resolveu o problema, valeu campeão, abraço e tudo de bom…ah qual rom vc está usando no momento?

        1. Estou usando a Cyanogen Mod 9, com overclock do processador a 1,4.

          A câmera não funciona mas ele está rodando muito rápido. Qualquer jogo mesmo.

    1. Para a versão de 10″ o procedimento é muito parecido mas os arquivos são outros.

      Existem muitos tutoriais na Internet para o seu modelo.

  63. Poxa! Que legal! Eu relizei os mesmo procedimentos com um Samsung Galaxy Tab Plus GT-P6200L utilizando a firmware P6200XXLQ1_P6200OXALQ1_ATO e atualizaei para o Android 4 ICS, ao invés do Honeycomb. Funcionou direitinho e ainda ficou em português! Recomendo a todos!

  64. ei Dennis, bom dia!, gostaria de saber com vc se tem disponivel o firmware do p7300 para o android 4.0 o mais atual, se tiver por gentileza me envia o link para eu fazer o download, vllw.

  65. dennyctorres :
    Melhor a mais nova.
    Acredito que com o Windows Vista não funcionará. Mas não custa tentar.

    Oi Denny, voltei aqui depois de quase 2 meses (foi 1 mês tomando coragem… rsrs) para informar que fiz a atualização usando o notebook da minha esposa equipado com o WinVista.
    E funcionou tudo perfeito e meu filho está feliz que nem pinto no lixo com seu presente de de aniversário de 15 anos e já ta querendo saber quando vai poder atualizar para o ICS.
    Parece que esse treco de atualizar firmware e contagioso, né?
    Abraços

  66. Denny, após ter conseguindo a atualização no tablet do meu filho, dois colegas aqui do trabalho pediram que eu fizesse o mesmo (vou virar especialista…rsrs) nos seus respectivos P7300. Como trouxeram para o trabalho seus próprios notebooks com o Win7, o contexto está identico a o roteiro padrão
    No entanto, em um deles, onde a colega já instalou um monte de aplicativos (inclusive antivirus) não estou fazendo com que o Kies o reconheça; aparece a mensagem “Can’t start device service um device”.
    É aconselhavel dar um hard reset para limpá-lo?
    Abraços

  67. Claudio Andre :
    Denny, após ter conseguindo a atualização no tablet do meu filho, dois colegas aqui do trabalho pediram que eu fizesse o mesmo (vou virar especialista…rsrs) nos seus respectivos P7300. Como trouxeram para o trabalho seus próprios notebooks com o Win7, o contexto está identico a o roteiro padrão
    No entanto, em um deles, onde a colega já instalou um monte de aplicativos (inclusive antivirus) não estou fazendo com que o Kies o reconheça; aparece a mensagem “Can’t start device service um device”.
    É aconselhavel dar um hard reset para limpá-lo?
    Abraços

    Denny, fiz o hard reset e o Kies o reconheceu (claro que fiz um novo após a troca do firmware, como vc orienta que faça).
    Abraços

  68. Não consigo combinar o botão power com o de volume no meu tablet, ja apertei os 2 juntos, o q aumenta, com o q diminui, em fim todas combinações mas o tablet acaba iniciando normalmente, não entra na tela que o tutorial fala…oque faço?????

  69. Opa Denny, blz??! Cara, tenho meu galaxy tab 8.9 a quase um ano.. e ja estava quase me desfazendo dele qnd vi esse post! Eu ja estou abusado dos lag que ele tem, sabe?? Nossa.. parece ate um processador de um 486 dentro dele (sabe aquele pc antigao??!).. e olhe que nem uso meu tab pra jogos nem nada.. somente leitura e negacao na net mesmo!

    Entao.. minha duvida eh simples… com essa modificacao, o tablet fica liso mesmo???! Valeu!

    1. Liso não, mas roda como a Samsung projetou para rodar, sem os quebra molas da claro.

      Você não irá se arrepender. Confira os comentários da galera.

  70. Outra coisa.. pelo que entendi, esse processo de atualizacao eh totalmente reversivel, correto? Posso instalar esse fw da versao 3.2 e voltar a qualquer momento pra o fw padrao da claro (ou seja, nao perderia a garantia do aparelho).. certo?

  71. Oi denny
    Estou com um pequeno problema, ja atualizei o firmware por aqui, e esta tudo tranquilo, mas não consigo mais conectar ao kies.
    Ele aparece a mensagem que não foi possivel conectar, e que é para desligar e ligar o aparelho.
    Eu ja tentei fazer de tudo, desinstalar o kies, apagar drives, limpar com cccleaner mas nada faz com que ele conecte, se voce tiver alguma solução ia me ajudar pra caramba.
    Valew 😀

    1. Primeiramente gostaria que você testasse em outro computador.

      Caso apresente o mesmo problema, você terá que instalar uma outra firmware. Esta outra instalação, acredito que não será necessário reinstalar os seus programas baixados nem contatos.

  72. Bom, venho aqui expressar minha total satisfação com a atualização!

    O tablet ganhou uns 40% a mais de desempenho! Parece até que é outro tablet! Ficou bem mais rápido e um pouco mais liso! Melhorou, e muito!

    Valeu mesmo pelo tutorial!!

    So encontrei um probleminha nele: qnd vc vai rodar a atualizacao pelo odin, deve-se fechar o KIES… ou entao ocorre um erro logo no inicio da instalação!

    Abraços

    1. Além do factory reset, vá em avançados e clique em wipe dalvik cache.

      Faça o flash novamente da rom.

      Se mesmo assim não funcionar, você deverá utilizar uma ROM original e fazer o flash pelo odim.

  73. Olá!

    Depois de ler vários comentários aqui no seu post, resolvi fazer o upgrade. Foi dando tudo certo, segui os passos, e acabei tendo o mesmo problema de alguém lá em cima que foi resolvido fechando o Kies, que estava aberto… Agora na tela do odin, aparece o sonal amarelo, já carreguei o arquivo, cliquei start, mas aparentemente nada acontece… Quando o carregamento para o tablet começa, o odin descreve de alguma forma?

      1. Sim, estava amarelo, mas como a primeira tentativa não tinha dado certo (o kies tava aberto), fiquei sem sabe o que fazer. Então desconectei o cabo do computador, reconectei e o Odin identificou novamente o tablet. Cliquei em start e deu tuco certo. O processo todo, incluindo a primeira inicialização, durou cerca de 15 minutos – muito bom mesmo. Mais uma vez, obrigado.

  74. Estou com um plano básico de 3G/modem da Oi (150Mb c/ redução de velocidade) só para casos em que não esteja em um local com WiFi.
    Resolvi instalar o 3G Watchdog para ver o tráfego de dados.
    Para minha susrpresa, ele não registra o tráfego do 3g, só o do WiFi.
    Desinstalei e procurei outro: instalei o Mobile Counter e ocorre o mesmo.

    Há alguma coisa que eu possa ter feito (ou não feito) no tablet que não deixa esses aplicativos monitorarem o 3G ?

  75. Oi, boa tarde!
    Saíram ontem dois ou tres arquivos ota com atualizações paara ICS do galaxy tab 8.9 no site Sammobile. Sera que da pra instalar uma delas seguindo os mesmos procedimentos descritos acima?

    1. Olá Vinicius, se for um firmware original, o procedimento será o mesmo.

      Se você puder, gostaria que compartilhasse o link de onde você achou pois não consegui encontrar.

      Valeu a dica

      1. Denny,

        Tentei de em 3 micros diferentes o seu procedimento sem sucesso. qual a tela que aparece apos o tablet entrar em modo de download? no meu aqui fica a bateria no meio com umas bolinhas embaixo.

        Ele só entra em modo de download se o cabo já estiver conectado, se não estiver e apertar a tecla volume + para confirmar a entrada no modo download ele simplesmente dá boot e entra no modo normal.

        Entrando no modo downlod e abrindo o odin ele fica amarelo conforme indidicado, como falei acima, tentei colocar em um micro e notebook e tentei tb num pc do vizinho com windows xp, sem sucesso, trava sempre no odin em setup connection.
        tentei colocar em portas diferentes, baixei várias versões do Odin sem sucesso, fechei os processos referentes ao kies, reinstalei o kies e os drivers,verifiquei no gerenciador de dispositivos e os drives estão todos instalados ok, tentei até entrar no modo de driver desprotegido do windows para testar e nada.
        tem alguma idéia que possa me ajudar, obrigado

  76. Denny Boa Tarde
    Faz alguns dias que venho acompanhando constantemente as atualizaçoes disponiveis para o Tab 8.9 no SamMobile e a rom original que o colega bruno se referiu se trata da rom original pro Tab Wifi sem 3G. O modelo GT -P7300. Baixei a rom e instalei pelo Odin e foi tudo bem rodando perfeitamente aqui sem nenhum problema, só que sem 3G. Estou no aguardo da rom com 3G assim que sair apareço por aqui.

  77. Eu acredito que meu bootloader esteja corrompido, visto que tentei de tudo em 3pcs diferentes. Como estava no prazo de troca de 7 dias, resolvi trocar o aparelho. O problema não está nos pcs., que com certeza é um do aparelho. Esse tBlet é da minha esposa, a o meu que é um Nexus fiz roteamento , testes de tomar e foi tudo sem problemas. De qualquer forma agradeço a ajuda.

  78. Cansei de esperar a Samsung se mexer para liberar uma atualização e fiz os procedimentos desse tuto. Fiz num notebook com win7 64bits…tudo perfeito. OBS: vá em CONFIGURAÇÃO>APLICAÇÕES>DESENVOLVIMENTO>HABILITE DEPURAÇÃO POR USB…só assim o kies conseguiu instalar todos os drivers necessários para que eu pudesse atualizar o firmware com tranquilidade.

    Parabéns pelo tuto!!!

  79. Dennis, realmente era o bootloader do tablatura anterior que estava com problemas, consegui atualizar normalmente depois da troca. O usei a firmware kkk2de modelos 3g. A dica do Denise logo Acima tb e importante

  80. Olá fiz Atualização do firmware agora não consigo atualizar para android 4.0 o kies diz que não suporta o que devo fazer agora?

  81. Não sei se é impressão minha, mas me parece que após actualização está havendo um pouco mais de aquecimento no aparelho na parte de traz, creio ser a onde fica o processador. Isso é normal, não danifica o aparelho, pois em poucos minutos fica bem aquecido?

    1. Olá Amigo!! creio que vc está mechendo mto nele ou esta com bastante coisa aberta! o meu esquenta as vezes mas so quando estou vendo filme, jogando entre outros porque ele tem um processador ne! e processador esquenta mesmo! mas se ele tiver esquentando mto assim rapido tem algo errado! o meu não esquenta assim não! fiz a atualização normal e funciona 100%! as vezes esquenta quando ta com mta atividade isso e normal!

  82. Amigo muito obrigado, segui o passo a passo e deu tudo certo consegui atualizar me livrei do abuso da Claro, ficou perfeito. Galaxy tab 8.9 valeu muito a pena.

  83. Bom dia pessoal, ao meu ver a sansung, não vai atualizar para o 4.0 o p7300, mas tem o pessoal da cyanogemmod que está trabalhando duro nisto segue o post do CM10 que o denny postou aqui > http://dennytorres.com/2012/07/29/cyanogenmod-10-preview-roms-para-galaxy-tab-10-1-e-8-9/, vai la nos comentárias ja tem o link que eu mesmo coloquei pra versão bem estavel do 4.1.2 que no meu p7300 ta rodando lisinho sem nenum bug, abraço a todos, e obrigado dennyctor pela iniciativa neste blog.

    1. como está o funcionamento Ailton? ela tem opção de portugues? por um acaso vc tem aquele adaptador que liga pendrive nele? se funciona, antes ja tinha achado uma firmware mas o pessoal disse que ela não reconhecia o adaptador por isso até hj nao instalei no meu! vlw

  84. Olá Bruno, desculpa a demora, mas respondendo sua pergunta ela está ótima a melhor que já usei, rápida e não tenho o adaptador, mas como ela é original creio que vai funcionar seu adaptador e ela tem portugues pt sim, se ela demorar pra carregar pela primeira vez desliga forçando e liga segunrando volume – e ligar ai no modo recovery, formata e reinicia ela vai funcionar redondinho, vlw !!!

  85. Bom dia, por favor me ajudem estou tentando atualizar meu tablet, porém quando clico em PDA e vou adicionar o arquivo da rom baixada, antes de anexar aparece uma mensagem de “invalid image type” – tipo de imagem invalido, depois o arquivo fica anexado no compo PDA do Odim.

    Isto é normal ou ocorreu algum erro ao baixar o arquivo?

    Obrigado

      1. Ailton boa tarde, conforme nos falamos anteriormente descompactei a rom e mesmo assim undo clico em PDA no odin para adicionar a rom aparece uma frase informando que a imagen não é valida da erro, meu ultrabook roda o windows 8 de 64 bitis será este o problema ou não ! . Obrigado pela ajuda.

  86. Acabei de atualizar…nossa, ficou lindão agora, tinha feito a um tempo atras para a 3.2, não suportava aquelas besteiras da Claro, mais começou a dar uns bugs, principalmente o da bateria que só durava a metade do tempo, vamos ver se com essa 4.0.4 resolve este problema…

    Esse site é uma mão na roda, valeu!!!!

      1. Vamos as minhas primeiras impressões, de cara o tablet ficou mais rapido para ligar e desligar, aqui continuou tudo em portugues do Brasil. A parte grafica ficou linda mesmo, os recursos estão muito mais interessantes, finalmente uma versão do Android que me agrada. Mais a maior surpresa foi a internet, nessa 4.0.4 ficou voada, muito mais rapido para abrir as parginas e navegar. Agora continuo com dois problemas que tinham na versão anterior, não consigo usar o C cidilha, e nem a rotacão de tela que ficou dando falhas e só funciona quando quer, fora isso vou ficar de olho no consumo da bateria.

  87. Agora eu entendo o que algumas pessoas viviam me falando, quem não tem ainda o android 4, não sabe o que é android…nem se compara com as versões anteriores, algumas bugadas, outras limitadas. Essa versão 4 alem de muito bonita é completissima e praticamente sem bugs…vale a pena atualizar, sempre falei mal do android, mais tambem porque só conhecia o lado podre dele, agora que estou conhecendo o verdadeiro android com a versão 4.0.4.

  88. Denny, socorro!!!!!!!!!!!!!
    Estou tentando fazer a atualização que você descreve.
    Segui o passo a passo, mas aconteceu alguma coisa de errado.
    O tablet está travado em “downloading” e deu erro no Odin “All threads completed. (succeed 0 / failed 1)”.
    O que devo fazer?

  89. Denny, já consegui resolver o problema. Era o Kies que estava aberto, foi só fecha-lo que deu tudo certo.
    Obrigado pela excelente atualização.
    E quando sai a versão 4.0?

  90. Bom dia
    Gostaria de ajuda…tentei atualizar meu p7300 3g + na primeira ação de ligar o table com o botão power e o volume ao mesmo tempo o table ficou com a tela preta e não liga +, agradeço se puderem me ajudar.

  91. Hoje pela manhã (17/12/12) finalizei a atualização automatica para a versão 4.04.
    Quem fez a atualização deste tutorial não necessita fazer outro procedimento para receber este upgrade.

  92. Ola, eu queria saber o seguinte, eu estava usando o cyanogenmod 10 no meu tablet, depois vi que saiu a atualização para o 4.0 oficial, baixei e tentei fazer a atualização manualmente seguindo esse tutorial.
    Via odin, ele começa a atualizar e depois para em system.img.md5 e não sai mais dai, acabou que corrompeu o sistema e agora não consigo mais usar o tablet, estou tentando voltar para o honeycomb 3.2 pra ai sim tentar atualizar, mas esta acontecendo o mesmo, não atualiza.

    Gostaria de saber se tem alguma dica que possa me ajudar a resolver esse problema, desde ja grato.

    Otimo blog o seu.

  93. Bom a tablet nao entra nem no modo recovery mais aparece install package e depois install upgrade e umas coisas assim, ai reseta e aparece na tela que o firmware está com problemas, que é para eu tentar fazer o modo recuperação via kies, mas o kies nao reconhece o tablet, por favor me ajudem estou desesperado.

  94. Ailton boa tarde, conforme nos falamos anteriormente descompactei a rom e mesmo assim quando clico em PDA no odin para adicionar a rom aparece uma frase “invalid image type” – tipo de imagem invalido, informando que a imagen não é valida da erro, meu ultrabook roda o windows 8 de 64 bitis será este o problema ou não ! Como faço para atualizar meu tablet. Obrigado pela ajuda.

    1. Creio que não seja o sistema operacional o problema, você seguiu os procedimentos citado pelo Denny, marcou depuração USB? caso sim e não de certo me avisa.

      1. Obrigado pela atenção; Ailton, estou baixando novamente a rom, vou verificar a depuração USB e te aviso, o que posso adiantar que instalei o Kies e ele reconhece o tablete imediatamente, faço transferências de musicas e contatos normalmente, meu tablete tem aquela imagem chata da claro mais ele é desbloqueado.

  95. Me sinto uma burrinha lendo isso tudo! rs Mas para me livrar dessa logo da claro eu vou arriscar! ><
    Estou baixando o firmware e o Odin. O Kies o link não está indo.. vou tentar achar!
    Depois post o que aconteceu! Huahaua
    Obrigada pelo post!

  96. Bom dia, Aílton; estou tentando baixar a rom no link que você menciona acima porem quando termina e tendo abrir para descompactar aparece a mensagem que o windows não pode abrir este arquivo, já no outro link que o amigo Leme cita, quando entro na página da sam mobile eles pedem para completar uma sequencia de imagens (contra spans) e meu sinceramente; tentei por diversas vexes e não consigo dar sequencia no cadastro para baixar o arquivo. Você pode por favor me ajudar ?. Obrigado

    1. Ok Wagner, estou upando para o meu skydrive a rom que estou usando, assim que terminar coloco o link aqui, dai você terá que baixar e descompactar e instalar.

  97. Denny boa tarde, recentemente comprei um Tablet Samsung Galaxy GT – P7300 – Claro – Desbloqueado – quero atualiza-lo com a versão ICS 4.0, acima ao ler alguns post resolvi efetuar o procedimento porem os links acima parecem estar com problemas não consigo baixar a rom ou melhor em um momento consegui mais quando clico no arquivo para abrir e descompactar aparece uma mensagem de erro, informando que o windows não pode abrir este arquivo, meu notebook está com o windows 8 de 64 bits, será este problema, se não você pode me mandar um link onde eu consiga baixar o arquivo, seguir o tutorial e instalar ?. Desde já agradeço. Muito Obrigado

  98. Amigos boa tarde, primeiramente gostaria de agradecer mais uma vez ao Ailton, pela ajuda e auxilio no procedimento e pelo envio do link com a rom; acabei de instalar e tudo ocorreu maravilhosamente perfeito, é claro, que segui a risca as orientações do Ailton e todo o procedimento descrito no tutorial, estou livre da Claro e com todo o equipamento funcionando perfeitamente, as telas e a resposta ao tocar a tela estão muito mais rápidas sem contar o tempo para inicialização e também quando ele é desligado, tudo muito rápido. Obrigado mais uma vez a todos e pelo tutorial, parabens e fiquem com DEUS.

    1. Eu quem agradeço Ailton e deixo aberto para quem tiver alguma dica que possa ajudar aos outros, basta me passar que eu postarei no blog

  99. Tentei fazer a atualização via Odim da versão original da Claro 3.1 direto para a ICS, porém o procedimento para em mid5.image, o que fazer? deixei por 2 horas e nada. trava no seguinte tela.

    P7300ZSKK2_P7300ZZTKK2_P7300XXKJ6_BRI_HOME.tar.md5 is valid.
    Checking MD5 finished Sucessfully..
    Leave CS..
    Odin v.3 engine (ID:5)..
    File analysis..
    SetupConnection..
    Initialzation..
    Get PIT for mapping..
    Firmware update start..
    boot.img.md5

  100. Denny bom dia, hoje pela manhã encontrei na NET um tutorial ensinando como instalar a rom JB 4.1 no Tablet Samsung Galaxy P7300, você conhece está rom, na sua opinião é confiável efetuar está instalação ?. Segue abaixo a versão. Obrigado

    CM10 ROM para o Samsung Galaxy Tab GT-P7300 8,9 (cm-10-20120804-UNOFFICIAL-p5.zip, 139,83 MB)
    CM10 ROM para o Samsung Galaxy Tab 839 GT-P7310 (cm-10-20120804-UNOFFICIAL-p5wifi.zip, 138,83 MB)

  101. Depois de mais de um ano de espera (na época era a ROM do 3.2!), tomei coragem e fiz a atualização do 3.1 para 4.04… Show de bola! na realidade, na primeira tentativa fiz alguma m… no passo de selecionar os menus com as teclas de pwr e volume, e cheguei a tentar carregar no odim, mas tudo ficou pela metade. Dei sorte que “brickou” o tablet! Na sengunda tudo ocorreu como no script e funcionou de boa! Só não testei o 3G, mas assim que comprar o chip irei postar!
    Quero parabenizar o Denny pelo excelente blog, principalmente pela seção de Android, mas pelos outros post em geral. Agradeço também a galera que enriquece com as experiências e dicas. Agora irei desfrutar do meu “novo” Galaxy tab 8.9!

  102. Ola, tenho um samsung tab 8.9 só que comprei na loja da claro e tenho a internet 3g da claro…se eu fazer esse procedimento irá afetar algo na internet?

  103. Estou de volta… coloquei o chip 3G e está perfeito! Até agora tudo funciona muito bem.
    Vou aproveitar a oportunidade para enaltecer a iniciativa do Denny, pelo excelente blog que tanto vem ajudando os usuários do Android! Vamos esperar agora o update p/ Jelly Beam. Será que vem?

  104. Denny bom dia, preciso de uma ajuda sua, fiz a atualização do meu tablet Samsung P7300-3G utilizando as informações do tutorial, tudo ocorreu perfeitamente, tudo funcionando, porém ontem ocorreu um problema que não estou conseguindo resolver.:

    Estava conectado atravéz da conexão 3G da Tim pois onde eu estava não tinha sinal wi-fi, contudo alguns minutos após encerrei a conexão e quando fui voltar NÃO conectou mais, aparece a informação que estou offi-line, contudo fui até configurações e a opção offi-line não está marcada e para minha surpresa ao chegar em casa ele conectou normalmente na minha rede wi-fi sem eu mexer em nada, hoje pela manhã fiz um procedimento de restaurar padrões de fábrica tentando resolver o problema da rede 3G, sem sucesso, continua dizendo que estou offi-line contudo conecta normalmente na rede wi-fi da empresa; você pode por favor me ajudar a resolver isto.

    Obrigado

      1. Oi Denny, Obrigado pelo retorno, quando eu fiz a atualização utilizando seu tutorial o tablet foi atualizado para o android 4.0.4 em português e é esta a versão que ele tem hoje instalado.

      1. Oi Denny, me desculpe se estou perturbando, fiz o procedimento de reconfigurar o APN e ainda não conecta o 3G, o que pude verificar é que aparece na tela a antena de sinal da operadora Tim fica toda cheia, inclusive liguei na Tim e me informaram que não há nenhum problema na rede ( verifiquei até esta possibilidade) Denny se eu reinstalar esta rom ICS 4.0.4 será que resolve ? Se você achar que pode resolver, por favor me manda o link desta rom novamente, aí faço todo processo de instação novamente, o que você acha !. Mais uma vez; Obrigado

  105. Olá, Denny! Você conhece alguém que preste esse tipo de serviço, de atualizar o sistema do tablet, aqui em São Paulo?? Obrigada, Daniele.

  106. Então, instalei o KIES, demorou bastante, mas automaticamente atualizou para o Android 4.0.4! Não precisei instalar o Odin, nem baixar outra versão de Android!

  107. Então, instalei o Android 4.04 no meu tablet Samsung 8.9″com chip 3G Claro, o Android está rodando beleza, o 3G do meu CHIP parou de funcionar, para testar, peguei um Tablet igual de um amigo, coloquei o CHIP 3G dele e funcionou perfeito, coloquei o meu CHIP 3G no tablet dele e funcionou perfeito. Mas no meu tablet o meu CHIP não funciona….é um BUG sem noção…o que pode ser ?

        1. Já tentou dar um Hard reset?

          Às vezes não é nada.

          Lembre-se de fazer o backup de tudo que você tenha no tablet antes

          1. Como faz isso (Hard Reset)? Zerei meu tablet, não tem mais nada instalado nele!

            Estou quase mandando cancelar o plano 3G e contratando outro para resolver!

          2. Vá em configurações. Depois em backup e redefinir.

            Apagar tudo.

            A bateria tem que está acima de 60%!!!!!

            Pois se o processo parar por falta de energia, você terá um problema.

          3. Pior que já fiz isso! Com o CHIP do outro Tablet funciona perfeito, com o meu não!
            E meu CHIP funciona perfeito no outro Tablet! É estranho!

  108. Boa tarde.
    Agradeço por todas as dicas postadas aqui, uma vez que as leio desde que ganhei um 7300.
    Eu aguardava por uma atualização disponibilizada via KIES, e ela foi disponibilizada.
    Só que me surge a mensagem de que o GT-P7300 não suporta a inicialização.
    Bem..o site da Samsung é piada.
    Por favor, você tem alguma informação para disponibilizar a respeito do que pode ser feito?
    Mais uma vez, agradeço a atenção.

  109. Denny uma ajuda, o meu tablet Galaxy Tab GT-P7300 esta dando “invalid binary signature” o que eu devo fazer ?

    Desde já agradeço a atenção.

  110. era durante a instalação, mas na verdade este erro eu consegui resolver acho que estava dando conflito com o kies, mas agora o odin apenas vai até a parte em que mostra a mensagem ” bootloader.bin.md5 ” e não sai dali deixei ele umas 5 hrs conectado nessa mensagem e nada, o tablet mostra que está fazendo o download só que a barra azul não sai do inicio.
    sabe oque possa ser ?

    Desde já obrigado.

  111. ” Added!!
    Enter CS for MD5..
    Check MD5.. Do not unplug the cable..
    Please wait..
    P7300UBLP5_P7300ZTALP3_P7300UBLP4_HOME.tar.md5 is valid.
    Checking MD5 finished Sucessfully..
    Leave CS..
    Odin v.3 engine (ID:6)..
    File analysis..
    SetupConnection..
    Initialzation..
    Get PIT for mapping..
    Firmware update start..
    bootloader.bin.md5 ” ele não passa disso… e no tablet a barra de download não completa, estou usando o Odin3 v1.85 estou tentando por a firmware original ” P7300UBLP5_P7300ZTALP3_P7300UBLP4_HOME.tar ” baixei la no SamMobile.

    Se alguém tiver alguma solução desde já agradeço e muito.

    1. Será que você ativou nas configurações do tablet , antes de iniciar o processo, a depuração USB?

      Fica em: configurações, opções do desenvolvedor.

  112. Era isso, eu não tinha marcado a opção.
    Mas ele ainda não está completando a atualização, na tela do tablet voltou a aparecer ” invalid binary signature ” e o odin da falha.
    Sabe o que possa ser Denny ?

    1. Puxa vida!

      Minha expectativa era a depuração USB.

      Será que o arquivo que você baixou não está corrompido? Não baixou direito?

      Eu tentaria baixar novamente o firmware.

      Tenta aí.

  113. Mudei a firmware, estou tentando agora com a que você postou aqui no site mesmo a ” P7300XXLQ6_P7300OXALQ6_P7300XXLQ6_HOME.tar ” está indo agora no momento tem uns 5 min que está assim, será que deu algum erro ou demora mesmo nessa parte … agora é esperar para ver certo ?

    Added!!
    Enter CS for MD5..
    Check MD5.. Do not unplug the cable..
    Please wait..
    P7300XXLQ6_P7300OXALQ6_P7300XXLQ6_HOME.tar.md5 is valid.
    Checking MD5 finished Sucessfully..
    Leave CS..
    Odin v.3 engine (ID:6)..
    File analysis..
    SetupConnection..
    Initialzation..
    Get PIT for mapping..
    Firmware update start..
    boot.img.md5
    NAND Write Start!!
    recovery.img.md5
    system.img.md5

  114. Até agora não saiu da mesma parte, como tenho que voltar ao meu trabalho aqui vou deixar ele atualizando e depois posto mais informações se conseguiu concluir ou não.
    mas só por precaução nesta parte demora muito tempo mesmo ? é normal ?

    Desde já muito obrigado Denny

  115. já passou de 10 min a um bom tempo já tem uns 25 min, quanto a bateria pode ficar despreocupado que eu carreguei ela por completo ( nisso não dei mole haha).
    mas e agora o que pode ser já que não está passando dessa parte, no odin na parte de cima naquele quadrados brancos está a sigla APP será que pode ser algum app corrompido ou o arquivo da firmware que pode estar corrompido ?

    PS.: paro o processo por agora mesmo?

  116. Bom dia Denny, por um acaso você pode me passar um tutorial para atualização do Tablet Samsung Galaxy Note 8.0 – GT-N5100 pois após pesquisa verifiquei que já está disponível uma atualização oficial inclusive já baixei a firmaware e o Odin só não sei o procedimento passo a passo; se você puder me ajudar ?.

    Obrigado

  117. Fiz o download da Firmware novamente no site da sammobile versão ZTA para o brasil e a mesma coisa chega na parte do system.img.md5 ele para e não sai dali.

    ” Added!!
    Enter CS for MD5..
    Check MD5.. Do not unplug the cable..
    Please wait..
    P7300UBLP5_P7300ZTALP3_P7300UBLP4_HOME.tar.md5 is valid.
    Checking MD5 finished Sucessfully..
    Leave CS..
    Odin v.3 engine (ID:6)..
    File analysis..
    SetupConnection..
    Initialzation..
    Get PIT for mapping..
    Firmware update start..
    bootloader.bin.md5
    NAND Write Start!!
    modem.bin.md5
    boot.img.md5
    cache.img.md5
    hidden.img.md5
    recovery.img.md5
    system.img.md5.. ”

    se souber de algo que possa ser o problema ou algum membro souber por favor me avisem.
    Desde já agradeço e muito a ajuda.

  118. estava pesquisando e vi que alguns americanos que tiveram um problema parecido usaram um programa chamado ” ClockworkMod Recovery “, mas acho que este programa é para tabs com root e o meu não é com root, tem alguma informação melhor sobre este programa Denny ?

  119. Denny, Depois de tomar uma “coça” para atualizar, finalmente consegui e esse erro era uma coisa muito boba você não vai acreditar hahaha
    Eu uso mouse e teclado sem fio, então o receptor deles é usb e como eu sempre que tentava atualizar o tab o receptor usb do teclado/mouse estava conectado e assim tava dando conflito e assim gerando o meu erro postado acima, foi só eu tentar atualizar somente com o tab conectado no usb que a atualização correu tudo bem haha
    É como eu disse acima pode falar foi uma coisa boba né hahaha mas ta ai a solução para se aparecer mais algum caso parecido com o meu já tens a solução, de tanta dor de cabeça que tive com o meu tab posso dizer que até foi algo bom pois de “noob” em relação a atualização hoje depois de ter atualizado acho q já sei um cado sobre o mesmo hahaha

    Bom é isso, muito obrigado pela ajuda Denny e sucesso ai com o seu site, a partir de hoje vou visitar seu site com mais frequência meu amigo.

  120. Onde vcs Conseguem Essas Roms Originais pois ja procurei no Site da Samsung mesmo e nao encontrei, Tenho um P7300 3g+Wifi, e esta travando praticamente todos aplicativos, como GooglePlay,Youtube,Facebook. Eu restaurei de Fabrica e mesmo assim continua Travando, entao vou baixar essa Atualização para ver se resolve meu problema,
    OQUE VOCES ACHAM QUE PODERIA SER ESTE TRAVAMENTO?
    obrigado, sou novo em questao de android mais trabalho com TI. entao tenho noções basicas de Instalação.

    se alguem que tem bastante conhecimento em Android puder me adicionar no MSN, para me ajudar em algumas Duvidas.Desde ja Grato por tudo aqui, Tutorial NOTA 10.

    MSN: faelspinelli@hotmail.com
    Facebook: https://www.facebook.com/faelspinelli

  121. ola, boa noite.
    tentei instalar um firmwarer mais atualizado no tablet, o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich, porém enquanto estava instalando ocorreu um problema e ele não finalizou a instalação do firmware, agora meu tablet não liga e nem aceita instalar outro android. Você sabe de alguma solução? O tablet foi inutilizado?

    1. O procedimento de atualização não é pode ser interrompido.
      Talvez ainda tenha solução.
      Instale o kies no computador e utilize a função de restauração pelo aplicativo.
      Demora bastante para baixar a firmware original mas em muitos casos funciona.

      Se mesmo assim não funcionar, tem que levar a um especialista ou autorizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *