Fundada em 1/4 de 1976, companhia saiu da garagem de Steve Jobs para tornar-se maior nome da tecnologia no mundo; galerias e linha do tempo relembram trajetória.

A Apple é atualmente a maior empresa de tecnologia do mundo, mas nem sempre foi assim. Criada em 1/4 de 1976, a companhia saiu da garagem do seu CEO e cofundador, Steve Jobs, para escritórios em 317 locais do mundo, além de mais de 300 lojas Apple Stores.

Nos últimos dez anos, a empresa ajudou a redefinir o mercado de aparelhos eletrônicos com sucessos como o iPod, o iPhone e o iPad.

Com a Apple no auge do seu sucesso, preparamos a linha do tempo abaixo para dar uma olhada no que aconteceu nos últimos 35 anos e fez com que a empresa se tornasse o que é hoje.

1976 – Steve Jobs e Steve Wozniak levantam 1.750 dólares e constroem seu primeiro computador de mesa comercial, o Apple I.

1976 – Jobs funda a Apple Computer Company com Wozniak e Ronald Wayne (que vende sua parte duas semanas depois).

1976 – Lança o Apple I por 666,66 dólares, o primeiro computador em placa-única (single-board) com uma interface de vídeo e uma ROM (Read Only Memory) a bordo, que dizia à máquina como rodar programas a partir de uma fonte externa.

1977 – Nasce a Apple Computer Inc.

1977 – A Apple lança o Apple II, o primeiro computador pessoal amplamente usado no mundo.

1979 – Início do desenvolvimento do Macintosh.

1980 – É lançado o Apple III.

1981 – Jobs se envolve pessoalmente no desenvolvimento do Macintosh.

1983 – Empresa recruta John Sculley como presidente e CEO da Apple.

1983 – Anuncia “Lisa”, o primeiro computador controlado por mouse, que fracassa no mercado.

1984 – A Apple lança o Macintosh com uma grade campanha no Super Bowl.

1985 – Ganha a Medalha Nacional de Tecnologia do então Presidente norte-americano Ronald Reagan.

1985 – Jobs sai da Apple após diferenças com Sculley. Ao sair, ele leva junto cinco funcionários da companhia.

1985 – Jobs funda a empresa Next Inc., para desenvolver hardware e software. A companhia depois foi renomeada para Next Computer Inc.

1986 – Jobs compra a Pixar de George Lucas por menos de 10 milhões de dólares – a empresa depois foi renomada para Pixar Animation Studios.

1989 – A Next lança o computador NeXT Computer (US$ 6.500), também conhecido como The Cube. O aparelho possui um monitor monocromático, mas fracassa no mercado.

1989 – A Pixar vence o Oscar de Animação com o curta-metragem “Tin Toy”.

1992 – Next lança o sistema operacional NEXTSTEP para os processadores 486, da Intel. Ele falha frente à concorrência com o Windows, da Microsoft, e o OS/2, da IBM.

1993 – Next fecha a divisão de hardware e muda o foco apenas para software.

1995 – A animação “Toy Story”, da Pixar, alcança a maior bilheteria do ano nos cinemas dos EUA.

1996 – A Apple compra a Next Computer por 427 milhões de dólares em dinheiro e ações. Jobs torna-se conselheiro do presidente Gilbert F. Amelio.

1997 – Jobs torna-se CEO e presidente interino da Apple, após a saída de Amelio. O seu salário é de 1 dólar.

1998 – Apple lança o computador “tudo-em-um” iMac, que vende milhões de unidades, revivendo financeiramente a empresa e aumentando o valor de suas ações em 400%.

1998 – Apple volta a ter rentabilidade, registrando quatro trimestres lucrativos em seguida.

2000 – Jobs retira o termo “interino” de seu cargo.

2001 – É lançado o sistema operacional da próximo geração, o OS X, baseado em Unix, com upgrades ao longo dos anos.

2001 – Apple faz sua primeira incursão no mercado de produtos eletrônicos com o lançamento do iPod, que registrou mais de 2 milhões de unidades vendidas em 2004 e sacudiu o mercado de música.

2002 – Lança a versão com tela plana  do iMac. A empresa estampa a capa da revista “Time” naquele ano e vence vários prêmios de design.

2003 – Steve Jobs anuncia a loja iTunes Music Store, que vende músicas e álbuns.

2003 – Jobs lança o computador pessoal PowerMac G4 de 64-bit.

2004 – É lançado o iPod Mini, uma versão menor do iPod original.

2004 – Em fevereiro, Jobs encerra a parceria altamente bem-sucedida entre a Pixar e a Disney para a produção e distribuição das animações da Pixar.

2004 – Em agosto, Jobs é diagnosticado com câncer no pâncreas e é operado. Ele se recupera e volta ao trabalho no mês seguinte.

2004 – Sob a supervisão de Jobs, a Apple anuncia seus melhores números num quarto trimestre em quase 10 anos, ajudada pelo ressurgimento de sua rede de varejo e pelas vendas do iPod. A receita do período é de 2,35 bilhões de dólares.

2005 – Durante sua conferência anual WWDC, a Apple anuncia que está deixando de usar processadores PowerPC, da IBM, em seus computadores para adotar os processadores da Intel.

2007 – Jobs anuncia o iPhone, o primeiro smartphone sem um teclado físico, durante o evento Macworld Expo.

2008 – Em dezembro, a Apple anuncia que Jobs não realizará mais a keynote da Macworld Expo 2009 nem estará presente no evento. Esse fato imediatamente inicia especulações sobre sua saúde. Além disso, a companhia anuncia que não participará mais da exposição após essa edição.

2009 – No início de janeiro, Jobs revela que sua grande perda de peso foi causada por uma disfunção hormonal. Na época, ele afirmou que sua condição não atrapalharia suas habilidades para atuar como CEO.

2009 – Em junho, o Wall Street Journal noticia que Jobs passou por um transplante de fígado. Depois um hospital do Tennesse publica uma declaração confirmando a operação. Apple confirma que Jobs retornou ao trabalho no final deste mês.

2010 – No final de janeiro, Jobs apresenta o iPad como um produto “verdadeiramente mágico e revolucionário”.

2010 – iPad chega às lojas dos EUA no mês de abril, vendendo pouco mais de 3 milhões de unidades nos três primeiros meses.

2010 – Após banir o Flash dos aparelhos móveis da Apple, Steve Jobs publica uma carta aberta detonando o formato da Adobe no final de abril.

2010 – Em junho, Jobs apresenta o iPhone 4, que chega às lojas dos EUA no mesmo mês, vendendo nada menos que 1,7 milhão de unidades em

apenas 3 dias.

2010 – No tradicional evento de música da empresa, em setembro, o executivo apresenta a nova linha de iPods e a nova Apple TV.

2011 – Na metade de janeiro, Jobs anuncia mais uma licença médica da Apple, sem especificar, no entanto, as razões e a duração do afastamento. Tim Cook assume novamente suas tarefas diárias.

2011 – Apesar de boatos sensacionalistas darem conta de que Jobs teria pouco tempo de vida, o executivo é visto, em fevereiro, em um jantar com o presidente americano Obama e outros líderes do Vale do Silício.

2011 – Em março, Jobs surpreende a todos e faz a apresentação do iPad 2, durante evento da Apple.

2011 – Em sua última apresentação pública, o executivo realiza uma keynote na WWDC 2011 falando sobre o Lion, iCloud e iOS5.

2011 – Após “sumir” por algum tempo, o executivo surpreende a todos no final de agosto ao abandonar o cargo de CEO da Apple. Tim Cook assume seu lugar, mais uma vez.

2011– Apple confirma a morte de Steve Jobs, aos 56 anos, em outubro, um dia após apresentar o iPhone 4S. Tim Cook assume como CEO.

2012– Apple lança a terceira geração do iPad em março. Agora com Tela Retina e câmera melhor, o aparelho é um sucesso de vendas no primeiro final de semana.

Fonte: macworldbrasil

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: queroaprendersobre@gmail.com Siga-me nas redes sociais: BLOG: www.dennytorres.wordpress.com INSTAGRAM: @denny_torres_qas AJUDE AO CANAL: https://www.dennytorres.com/dt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *