“A Wi-Fi Alliance anunciou (…) uma nova especificação visando a facilitar conexões de rede peer-to-peer (P2P) entre dispositivos equipados com Wi-Fi, eliminando a necessidade de uma base central/hotspot WLAN para comunicação. A Alliance é um consórcio de fabricantes, no qual a Apple tem grande participação — bem como Cisco, Intel, Sony, Microsoft e outras.

wifi

O projeto deverá incorporar novos produtos e updates de softwares a partir de meados de 2010 e tem grandes chances de ameaçar a interface Bluetooth em diversas áreas, principalmente por oferecer velocidades de transmissão de dados muito superiores. Por outro lado, a tecnologia ainda consome bastante energia.

O “Wi-Fi peer-to-peer” (ou “Wi-Fi Direct”) poderá ser implementado em qualquer dispositivo Wi-Fi, incluindo telefones celulares, câmeras, impressoras, teclados, fones de ouvido e, é claro, laptops. As conexões P2P poderão ser um a um, ou então a partir de um grupo de aparelhos simultâneos.

É bom observar que atualmente já existem produtos capazes de realizar conexões de rede ad hoc, porém a funcionalidade é bastante limitada, não é segura (a especificação oficial suportará uma camada WPA2) e, até hoje, não era certificada pelos padrões Wi-Fi.

Minha aposta imediata: sincronização de dados completa de iPhones/iPods touch via Wi-Fi, descartando a necessidade de um cabo USB — salvo, é claro, para quando você precisar recarregar o gadget.”

Fonte: Mac Magazine

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: minirig@dennytorres.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *