“Todos nós já escutamos que a bateria “dura” mais caso seja carregada apenas quando estiver completamente zerada, certo? Essa afirmação é herança do tempo das baterias de níquel cádmio, comum nos terminais mais antigos. Os dispositivos atuais, feitos com níquel-metal-hidreto ou íons de lítio, estão livres desse problema.
A tecnologia das baterias mais novas (4 anos) é baseada em íon de lítio, isso vale para notebook, telefone celular, pda, iPod e a grande maioria dos gadgets. Os mitos que foram criados ao longo dos anos geralmente se referem a baterias que era feitas de outros materiais como níquel-cádmio e estas sim tinham vários problemas.
Preciso dar carga de 24 horas em uma bateria nova?
Não. Baterias antigas, feitas de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH) precisavam sim. As atuais, de íons de lítio (Li-Ion) já podem ser usadas normalmente desde a compra.
Preciso esperar descarregar completamente para dar uma nova carga?
Não. Novamente este é um mito que só vale para as baterias antigas que não eram de lítio e sofriam do chamado efeito memória. Nelas se você carregasse uma bateria que ainda tinha 20% de carga esta bateria passaria a ter apenas 80%. Isso acontece porque, as cargas das baterias feitas com o composto níquel-cádmio não se misturam. Por isso, se ela não estiver totalmente sem energia, o carregador identificará que a carga total necessária é menor do que realmente precisaria para completá-la.
Para ficar mais claro, imagine um aquário com capacidade total para 10 litros de água. Quando ele estiver com oito litros, encha-o com os outros dois. Analogicamente, se essa situação fosse para uma bateria de tecnologia antiga, o carregador “entenderia” que a carga total seriam os dois litros e passaria a completar para sempre com essa quantidade, deixando de lado os outros oito possíveis. Isso é o chamado efeito memória. A bateria fica viciada em um determinado patamar e, mesmo que esteja zerada, não consegue enviar uma carga completa.
Se eu usar meu notebook sem bateria ela irá ter uma vida útil maior?
Pelo contrário. Se você deixar sua bateria guardada por mais duas semanas ela começará a ter usa capacidade diminuída. Segundo o site da Apple as baterias de íon de lítio precisam ser usadas para ter o máximo de performance. Se você não usa o seu equipamento freqüentemente, tenha certeza de completar ao menos um ciclo de carga por mês“.
É perigoso deixar o celular carregando um dia todo?
Não. Os carregadores possuem sistemas de proteção que cortam a corrente quando a carga está completa, protegendo o aparelho.
As baterias de lítio não perdem carga com o passar do tempo?
Apesar de as baterias de lítio não sofrerem do chamado efeito memória elas vão sim perdendo um pouco da sua capacidade com o passar dos anos, porém isto é bem gradual e não depende da forma como você carrega sua bateria. Um dos fatores que podem prejudicar o desempenho da sua bateria é a da mesma a altas temperaturas.”

Fonte: themobipress

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: minirig@dennytorres.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *