HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico)
É uma técnica que visa realizar diversas fotografias com diferentes exposições da mesma cena para conseguir, posteriormente, via software, combinar as mesmas de tal forma a resultar na imagem ideal, dita como “perfeita” que, tradicionalmente, seria impossível produzir. Ela procura resolver os problemas de iluminação e nitidez. Aproveitando esta idéia consegue-se, em paralelo, melhorar a profundidade de campo, até em macro …
Esta técnica procura conseguir uma perfeita exposição dos detalhes tanto nas areas de sombra como nas mais iluminadas utilizando uma sequência de fotografias, em diferentes planos focais. Desta forma não se aumenta a profundidade de campo, mas é usada também, para este fim, com óptimos resultados, focando sucessivamente em diferentes pontos para conseguir a nitidez necessária em todas as areas da mesma imagem.
É aconselhavel usar um tripé, bem firme, e controle remoto ou cabo disparador para evitar mover a máquina acidentalmente. Dizem, que por default, são necessárias no minimo 4 imagens para se ter um bom material para trabalhar, sendo o ideal de 8 a 10 imagens. No caso de macrofotografia alguns “campeões do exagero” tiram até 20 ou mais fotos como por exemplo o Mr LordV que expõe as suas fotos na página do Flickr , mas muito depende de cada situação e, aí, cada um vai decidir qual a quantidade ideal de imagens para combinar e criar a sua própria forma de trabalho.
Sabendo disso a Soviet Montage Productions fez uma filmagem usando duas Canon EOS 5D Mark II, somado a um divisor de feixes, sendo que as duas câmeras estavam com tempo de exposição diferentes – uma superexposta, e outra subexposta. Claro que fizeram vários efeitos pós-produção, mas o efeito ficou fantástico.
Fonte: affundao