Já na semana passada tinha sido anunciado pelo CEO da Google, Eric Schmidt, que o Google Maps para Android iria ganhar novas funcionalidades, entre elas a visualização em 3D e navegação em modo offline. Pois bem agora chegamos a versão 5.0.0.
Sendo lançado nesta semana e realmente está fantástico! A capacidade de aproveitamento do multitouch e restantes sensores enriquece e muito a interação com a aplicação, veja no vídeo abaixo;
Toda a implementação gráfica (incluindo a 3D) é feita com recurso a desenho vetorial, o que traz duas enormes vantagens: necessita agora de baixos recursos no tráfego de dados e permite que um dispositivo com menor poder de processamento sejam capaz de apresentar, sem qualquer problema e com fluidez, todo este enormíssimo trabalho que a Google fez nesta nova versão do Maps.
De forma no controle de inclinação em 3D, é possível usar (apenas em equipamentos com tela multitouch) os dois dedos afastados e percorrer a tela verticalmente, de forma à vista ser mais ou menos inclinada. É também possível rodar e fazer zoom. O procedimento pode ser visto no vídeo introdutório. Aponto, como ponto negativo, a impossibilidade de alterar a inclinação da vista e de rodar em equipamentos sem suporte multitouch.
Já que é então necessário menor tráfego de dados, agora o Google Maps poderá ser usado com menos receio de exceder os (baixos) limites de tráfego de dados das operadoras. E juntar a isso, de forma que fique guardada “em cache”, no armazenamento do aparelho, pois o seu volume de dados é pouco significante e em nada comprometerá o armazenamento. É o melhor dos 2 mundos: informação “leve” e ainda por cima armazenada offline! (como curiosidade, a informação fica guardada em /sdcard/Android/data/com.google.android.apps.maps/cache)
Esta nova versão pode ser instalada em todos os equipamentos Android com versão igual ou superior à 1.6-Donut mas as funcionalidades 3D e armazenamento offline apenas funcionam com versão igual ou superior à 2.0-Eclair.
Fonte: blogdoandroid