Nokia BH-505
Semana passada o fone Bluetooth BH-505 chegou aqui no NPossibilidades. Este é um acessório bastante interessante para quem gosta de praticar esportes ouvindo música ao mesmo tempo. Faz já algum tempo que venho tentando trazer este aparelho para poder testá-lo. Meu Motorola S9 já andava cansado de tanto uso.
Carregamento
Alguns vão dizer que o modelo da Nokia é semelhante ao da Motorola em vários aspectos. E é mesmo. Com os dois em mãos pude compará-los de perto e posso afirmar que o BH-505 foi totalmente inspirado no grande sucesso do S9. Mas como se trata de um modelo mais recente, ele vem com alguns detalhes mais interessantes.
O primeiro deles é o mais chamativo, a sua cor. Quase que todo branco por fora e tendo a parte interna em cinza escuro o BH-505 tem um visual um tanto futurista, mas que em contrapartida chama muito a atenção. Os botões deste são mais precisos e suaves, fazendo que não precise pressioná-los tanto quanto o S9. Detalhe foi a posição dos botões de volume e avanço/retrocesso de músicas. São bem menores e ficam na parte de frente. Eles não precisam ser apertados, basta “empurra-los” para cima ou para baixo.
Muito bem vindo também é o conjunto de borrachas de encaixe aos ouvidos que faz parte do kit. São dois tipos intra-auriculares ou “intra-concha” e cada uma com três tamanhos diferentes. Com isso fica fácil adaptar a quase qualquer pessoa.
Um outro detalhe que não entendi foi o tamanho do carregador que o acompanha. É muito maior do que os presentes nos celulares e smartphones da Nokia. Felizmente como o padrão de plug é o mesmo pude deixá-lo de lado e utilizar os que mantenho por perto no dia-a-dia, ou seja, um de tomada e outro veicular.
No passado fiz aqui no blog um comparativo entre dois fones Bluetooth deste tipo, um da Motorola (S9) e outro da Nokia (BH-501). Na época o da Motorola se saiu melhor, mas e hoje? Qual seria o resultado? Desta vez comparei quase todos os mesmos aspectos e características do Nokia BH-505 e do Motorola S9 HD. Confiram abaixo qual foi a conclusão.
Potência e Graves
Não notei grandes diferenças entre eles.
– Ponto para ambos.
Botões de controle
Ambos vêm com os mesmos controles (Play, pausa, próxima, anterior, adiantar, retroceder, atender/encerrar ligações, chamada por voz, volume). Apenas a posição é que é um tanto diferente.
– Ponto para ambos.
Autonomia de Bateria
BH-505 – 10 horas de conversação ou 8 horas de reprodução de músicas
S9 HD – 7 horas de conversação ou 6 horas de música.
– Ponto para o BH-505
Forma de carregamento
O S9 utiliza uma porta miniUSB, já o BH-505 um conector de 2,5mm padrão dos aparelhos Nokia. Tenho em vista que o miniUSB anda cada vez mais escasso no mercado devido ao microUSB e também que podemos utilizar o mesmo carregador dos aparelhos da Nokia considero o BH-505 mais interessante neste quesito.
– Ponto para o BH-505
Alcance
Um ponto fraco do S9 é o seu raio de alcance em ambientes externos. São muitos os usuários que reclamam de som “picotando” ao utilizá-lo ao ar livre. Uma solução para isso é transportar o celular em um suporte de braço como o visto neste post.
Temia que este mesmo problema também estivesse presente no modelo da Nokia, mas felizmente não foi o caso. É possível andar com o smartphone no bolso ou na mochila sem que aconteçam problemas de som.
– Ponto para o BH-505
Tamanho / Peso
Outro ponto em que ambos empataram. Eles têm praticamente as mesmas dimensões, sendo o da Motorola apenas algumas gramas mais pesado. Mas não é nada que incomode.
– Ponto para ambos
Discrição
Aqui é onde o S9 se sai realmente melhor. Se ele já não é muito discreto mesmo sendo preto, imaginem o da Nokia que é praticamente todo branco. É quase impossível passar despercebido com ele na rua.
– Ponto para o S9 HD
Compatibilidade
Praticamente todos os smartphones do mercado são compatíveis com estes dois fones. Essa é uma das grandes vantagens de se seguir os padrões corretamente.
– Ponto para ambos
Conforto
Ambos são leves e não incomodam em nada. A não ser que você resolva passar horas com eles em uso. Neste quesito considero empate. Mas como as hastes do BH-505 são mais finas consegui utilizá-lo mesmo de óculos. Então um pontinho extra para o aparelho da Nokia.
Classe Bluetooth
O da Motorola perde alguns pontinhos neste comparativo por utilizar a classe 2.0, ao contrário da 2.1 do modelo da Nokia. O que isso quer dizer? Relatar todos os detalhes destas classes levaria um post inteiro, então vou resumir em quatro pontos.
O Bluetooth 2.1 tem as seguintes vantagens:
* Maior facilidade e velocidade no pareamento.
* Protocolo EIR (Extended Inquiry Response). Permite filtrar dispositivos que aparecem em sua lista quando se tenta descobrir um algum específico. Ex. Dispositivos de áudio, telefones, computadores ou dispositivos de entrada.
* Possui mais recursos de segurança em comparação com o padrão 2.0.
* Menor consumo de bateria.
Para mais detalhes sobre cada uma das versões do Bluetooth consultar o site oficial.
– Ponto para o BH-505
Emparelhados simultâneos
Ambos podem emparelhar com dois dispositivos ao mesmo.
– Ponto para ambos
Preço médio
Motorola S9 HD – R$ 399,00
Nokia BH-505 – R$ 229,00
– Ponto para o BH-505
Resultado final
1. Nokia BH-505: 13 pontos
2. Motorola S9 HD: 7 pontos
Tudo bem que este comparativo pode parecer um pouco injusto já que o modelo da Motorola já está no mercado há bastante tempo, mas é o único que pude testar para este post. Espero que a Motorola traga logo o modelo S10 HD para o Brasil. Este sim daria uma bela briga com o BH-505.
Fonte: Npossibilidades