O comando Forçar Encerrar (ou Force Quit) é daqueles que é bom conhecer e melhor não usar. Mas quando um aplicativo se comporta mal e chega a hora de usá-lo, um atalho que o acelere pode ser bem útil.
O Forçar Encerrar faz o que diz o nome: permite que o OS X encerre um aplicativo de maneira coercitiva, sem permitir a ele os procedimentos usuais como verificar se há arquivos não salvos ou outros procedimentos de final normal de execução. É por isso que ele deve ser reservado a aplicativos já travados ou que estejam se comportando anormalmente, e não ao uso frequente.
O Forçar Encerrar pode ser acessado de várias maneiras, incluindo, por exemplo, a opção correspondente no menu Maçã no canto superior direito da tela, ou no menu que aparece ao pressionar Option e clicar com o botão direito no ícone na Dock de um app em execução.
O próprio menu Maçã dá a dica do atalho genérico Option+⌘+ESC que mostra um menu de apps em execução para que você possa Forçar Encerrar a que desejar.
Mas quando se trata de um app que está se comportando mal e ocupando excesso de recursos do sistema, às vezes abrir um menu e selecionar opções nele se torna uma alternativa menos desejada, e para isso existe outro atalho de teclado que vale a pena memorizar: Shift+Option+⌘+ESC.
O que o Shift+Option+⌘+ESC faz é simples e direto: ele força o encerramento do aplicativo corrente (aquele cujo título aparece ao lado da Maçã no canto superior direito da tela), facilitando “matar” um aplicativo que trava enquanto estamos usando.
Devido às suas consequências potenciais, entretanto, este é um atalho diferente dos demais: não basta pressionar as teclas em conjunto, é preciso mantê-las pressionadas por 3 segundos, reduzindo assim a chance de acionamento acidental.
Fonte: br-mac