Vou explicar a técnica actual que uso para digitalizar negativos a cores.
É uma técnica simples, rápida e pratica usando um scanner normal sem dispositivo para digitalizar negativos e o photoshop.1º
Digitalizar o negativo como fosse uma foto normal, mas sem activar opções de correcção de imagem. O melhor é um scanner é que suporte cores a 48bits. Nunca digitalizar os negativos com qualidade inferior a 300dpi.
Negativo digitalizado2º
Escolher a opção “Invert” do menu “Image” do photoshop. A imagem alaranjada do negativo muda para uma imagem com pouco contraste azulada.
Negativo invertido3º
Escolher a opção “Levels” do menu “Image” do photoshop. Para já não mexer nos níveis do canal RGB
Canal RGB4º
Escolher o canal Vermelho. Arrastar as setas de escurecer e clarear a imagem para que estas toquem nos extremos do histograma.
Correcções no canal vermelho5º
Escolher o canal Verde e fazer os mesmos passos do ponto 4.
Correcções no canal verde6º
Escolher o canal Azul e fazer os mesmos passos do ponto 4.
Correcções no canal azul7º
Voltar agora para o canal RGB. Se os ajustes feitos nos pontos 4 a 6 foram feitos correctamente, o histograma no canal RGB ficou mais espalhado que o inicial. Se necessário agora pode repetir o processo do ponto 4.
Histograma do canal RGB8º
A sobreposição da cor azul sobre a imagem já terá sido removida na totalidade. Se necessário pode fazer ajustamentos dos níveis, curvas e balanço de cores.
Quase completa9º
Usando a opção Curves do menu Images, usando uma pequna curva em S como mosrta em baixo é um bom ponto de inicio para corrigir a imagem.
Aumentar o contraste
Imagem final
Fonte: José Xavier
Gostei da técnica! Estou tentando fazer, mas não estou conseguindo…
Tenho uma Sony Cyber-shot que eu desmontei toda mas não encontrei o rolo do filme para extrair o negativo… Você pode me ajudar?
Hehehehehe
Você é muito engraçado
Ao invés de ajustar os levels um a um vc pode simplesmente selecionar auto. Já ajusta pros extremos.
Gostaria que você me ajudasse com esse truque que estás sugerindo