Não é de hoje que precisamos tomar cuidado com as correntes do WhatsApp. Links, fotos, vídeos e até mesmo áudios. (…)
Tudo bem, estamos juntos. Nesta sexta-feira, um novo golpe apareceu nos grupos da família, de amigos e colegas do trabalho.
Desta vez, a Nespresso estaria oferecendo uma cafeteira para testes durante dois meses desde que você repassasse um link para 10 pessoas e se inscrevesse.
O site, no primeiro momento, parece bem real. Não é tosco, faz uma promoção que poderia ser real, mas o estranho é ter que compartilhar um link no aplicativo de mensagens. O usuário mais atento entraria na página oficial da Nespresso e descobriria que o site “nespresso.site” não é da empresa.
O problema é que como toda boa corrente, o caso se espalhou e a própria companhia teve que emitir um alerta sobre isso.
Em nota, a Nespresso disse que não está realizando nenhuma promoção e que as medidas cabíveis estão sendo tomadas.
“A Nespresso Brasil informa que a suposta promoção ‘Teste e ganhe uma máquina Nespresso’ é falsa. A Nespresso Brasil esclarece que não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp e está adotando as providências necessárias para evitar que o seu nome seja utilizado de forma indevida por terceiros.”
Este golpe, além de roubar os dados dos usuários, também funciona como um falso vale-presente que gera uma cobrança adicional na conta de telefone. Isso acontece porque a mensagem pede para que as vítimas se cadastrem no link, que na verdade é um serviço pago.
Com isso, o malfeitor acaba ganhando uma comissão por levar usuários para o site fraudulento. As pessoas só percebem no fim do mês quando a conta chega.
Caso você tenha caído nesse golpe, descadastre-se imediatamente e fique de olho em apenas promoções oficiais no site da empresa. Sempre que vir uma promoção, vá sempre no site oficial da marca para evitar futuras dores de cabeça.
Fonte: showmetech