Assim como o Bitcoin (BTC) é conhecido como “o ouro”, o Litecoin (LTC) é uma criptomoeda conhecida como “a prata”. Charlie Lee, o grande mentor do LTC, trabalhou como engenheiro de software no Google durante alguns anos. Depois de estudar muito sobre criptografia resolveu criar uma moeda inspirada no Bitcoin. Logicamente ele conseguiu identificar problemas técnicos na criptografia do BTC o que ajudaram criar sua própria moeda a fairbix, uma moeda que foi um fracasso, pois não fez sucesso algum no mercado. Em 2011 lançou o Litecoin que se destacou como uma das melhores Altcoins.
O Litecoin é um método de pagamento descentralizado, isso significa que ninguém pode controlar seu dinheiro, pois as transferências são realizadas de um computador para outro e possuem taxas pequenas, quase zero. Ela é um novo modo de ter “dinheiro” sem ter as taxas abusivas de um banco.
O nome Litecoin traz a idéia de MOEDA LEVE. Segundo Lee, ele não pretendia tomar o lugar do Bitcoin, apenas queria que a Litecoin fosse a prata do mercado.
Lee se importa tanto com a opinião do mercado sobre o Litecoin que recentemente ele se desfez de todas suas participações no Litecoin, pois o acusaram de influenciar os preços da moeda, por causa de seus comentários nas redes sociais.
Lee, projetou a moeda para que fosse acessível a população. Vender suas ações, não afetaram o preço do Litecoin. Mesmo sem participações na empresa, ele ainda supervisiona o desempenho do Litecoin, a qual contribuiu para que se tornasse multi milionário.
A mineração de Litecoin é a mais fácil pois seus desenvolvedores empregam a tecnologia scrypt, que permite nivelar a dificuldade de mineração, a moeda tem o mesmo grau de dificuldade para qualquer tipo de máquina. Já que o processo de minerar Litecoin é dado como simples, tenha em mente que é a mais concorrida.