A Microsoft publicou um alerta para que usuários de Windows 10 instalem, o quanto antes, as atualizações mais recentes do sistema operacional. Segundo a Microsoft, foi detectada uma vulnerabilidade com o serviço remoto de área de trabalho, ou seja, alguém mal intencionado pode ter acesso ao computador, editar arquivos sensíveis, e até mesmo instalar programas. Para que o hacker tenha acesso ao seu sistema você não precisa fazer nada, seja clicar em algum link malicioso ou instalar algum programa.
Para solucionar a ameaça, você pode baixar o patch de segurança direto da página da Microsoft ou configurar seu computador para que faça as atualizações automaticamente.
Apesar da dimensão do perigo, o problema foi descoberto pela própria Microsoft, que diz que não há indícios de que outras pessoas conheçam a falha.
“Um invasor que explora com êxito essa vulnerabilidade pode executar um código arbitrário no sistema de destino. Um invasor pode então instalar programas; visualizar, alterar ou excluir dados; ou criar novas contas com direitos totais de usuário.”
Declaração no blog oficial da Microsoft.