Alguém sabe de onde surgiu a expressão “quinto dos infernos”?

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de “O Quinto“.

Tiradentes(Pedro_Américo_1893)

Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de “O Quinto dos Infernos“. A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os “quintos atrasados” de uma única vez, no episódio conhecido como “Derrama“.

Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de “Inconfidência Mineira“, que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5(dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente “dois quintos dos infernos” de impostos… Para que?

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: queroaprendersobre@gmail.com Siga-me nas redes sociais: BLOG: www.dennytorres.wordpress.com INSTAGRAM: @denny_torres_qas AJUDE AO CANAL: https://www.dennytorres.com/dt

3 thoughts on “O “Quinto dos infernos””
  1. Obrigado amigo Evaldo, as informações são uma coxa de retalhos de vários lugares, sintetizadas e com uma pitada de conhecimentos financeiros.
    O mais importante, é que achei importante divulgar.

  2. E pensar que os inconfidentes achavam que a independência e a instauração de uma República eram a solução para os altos impostos…
    O que deixa mais indignado nem é pagar os dois quintos dos infernos e sim saber que serão mal utilizados e que boa parte acabará nos bolsos de algum corrupto.

    Acho interessante que esse evaldo78 não perde uma oportunidade de divulgar o próprio blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *