- dessny
- 14 de setembro de 2010
- 0 Comments
Pensei bastante na possibilidade de, durante a minha viagem aos Estados Unidos (Orlando) em Agosto de 2010, eu pudesse adquirir uma nova bateria para o meu MacBook Pro, pois achava que após 300 ciclos, deve-se começar a pensar em substituir a bateria. Realmente, as baterias mais modernas, após 300 ciclos, começam a perder a capacidade de acumular energia, diminuindo a autonomia do aparelho eletrônico e recomenda-se que, periodicamente, a bateria seja calibrada ou seja, completamente descarregada e em seguida carregada. Com isso, mesmo não tendo mais a autonomia de fábrica (lógico), ainda sim conseguirá melhorar sua autonomia.
O preço da bateria, mesmo lá fora, é muito alto (cerca de US$130,00 e no Brasil chega a custar R$ 500), resolvi verificar em que situação encontra-se a minha bateria. O modelo do meu Mac é do começo de 2009, e logo completará um ano e meio de cargas e recargas (atualmente cerca de 420 ciclos). Ainda mais que o modelo Unibody não possui uma refrigeração eficiente, causando um alto aquecimento, alcançando os 90ºC em algumas situações. Creio que trabalhando em uma sala climatizada o Mac não chegue a temperaturas tão elevadas.
Enfim, antes de tomar minha decisão, procurei um software que pudesse fazer um diagnóstico da situação de minha bateria, o que fundamentaria a decisão pela compra de uma nova.
Achei o programa Coconutbattery, que lhe informa a capacidade atual de sua bateria e compara com a capacidade de uma nova. Após o diagnóstico, percebi que ainda poderei utilizá-la ainda por um bom tempo. Segue abaixo o Print-screen que fiz.