- dessny
- 18 de setembro de 2010
- 0 Comments
Hoje uma recenseadora do IBGE bateu em minha porta, logo na hora que estava chegando em casa com uma das minhas duas filhas dormindo. Perguntei se eu teria que responder o questionário completo ou o simplificado, mas ela só saberia informar após abrir o questionário. Pois bem, solicitei que minha esposa fosse para casa com a pequena que estava dormindo que eu ficaria com a outra e responderia as perguntas do censo.
Após me sentar ao lado da recenseadora, que por coincidência, há pouco tempo, era uma das “tias” que cuidava de minha filha mais nova na creche, recebi a informação de que deveria responder o questionário completo. Fiquei preocupado com o tempo, pois minha outra filha também estava cansada e eu precisava subir para colocá-la para dormir.
O dispositivo utilizado, era um LG rodando o Windows Mobile. Utilizando um caneta “stilus”, o preenchimento do relatório foi relativamente rápido. Não levamos mais que 10 minutos. Achei muito leve e simples o software utilizado. Parecia um programa do “velho” sistema Palm. Há alguns anos atrás, quando eu morava em Aracaju, respondi o questionário simplificado. Mas era na época do papel e caneta. Se não estiver enganado, levamos cerca de 20 à 30 minutos para preencher.
Pois bem, sabemos que a evolução tecnológica possui muitos pontos negativos, mas para o censo 2010 foi uma “mão-na-roda”!
Parabéns IBGE.