- dessny
- 19 de setembro de 2009
- 3 Comments
Alguém sabe de onde surgiu a expressão “quinto dos infernos”?
Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de “O Quinto“.
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O “Quinto” era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de “O Quinto dos Infernos“. A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os “quintos atrasados” de uma única vez, no episódio conhecido como “Derrama“.
Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de “Inconfidência Mineira“, que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5(dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente “dois quintos dos infernos” de impostos… Para que?
3 Comments
evaldo78
20 de setembro de 2009Gostei desse post, foi você mesmo quem escreveu tudo?
Legal sua preocupação com a carga tributária.
Eu sugiro uma lida no meu blog pois tem vários posts interessantes sobre o assunto.
http://osevaldos.blogspot.com/
dennyctorres
20 de setembro de 2009Obrigado amigo Evaldo, as informações são uma coxa de retalhos de vários lugares, sintetizadas e com uma pitada de conhecimentos financeiros.
O mais importante, é que achei importante divulgar.
Raptor
23 de setembro de 2009E pensar que os inconfidentes achavam que a independência e a instauração de uma República eram a solução para os altos impostos…
O que deixa mais indignado nem é pagar os dois quintos dos infernos e sim saber que serão mal utilizados e que boa parte acabará nos bolsos de algum corrupto.
Acho interessante que esse evaldo78 não perde uma oportunidade de divulgar o próprio blog.