- dessny
- 21 de junho de 2009
- 1 Comments
OpenOffice é, hoje, o projeto de suíte Office OpenSource mais avançado, tanto a versão para windows, linux ou Mac. É uma alternativa freeware (ou seja, de graça) desenvolvida pela Sun Microsystems, que liberou o código fonte a alguns anos atrás. Existem outros projetos como o nacional BrOffice (que voltou a ser sincronizado com o Open), e a suíte Office da IBM, a Lotus Symphony.
Existem alguns pontos positivos: criação e importação de arquivos PDF (de forma nativa, sem a necessidade de softwares de terceiros), é de graça, a parte de inserção de fórmulas matemáticas é ótima e integrada (o Office só integrou realmente o mesmo sistema na versão 2007), roda em várias plataformas e etc.
Pontos negativos : é mais lento que o Ms Office e usuários experientes, principalmente de Excel, sentem dificuldade com as funções e macros.
O problema maior é a questão da cultura: se você lida por toda a sua vida com um produto, você realmente tende a achar que os produtos semelhantes tenham as mesmas funções. Isto é errado! Eles podem até ser semelhantes mas, podemos até fazer as mesmas planilhas tanto no Excel como no Calc do Open Office, porém, algumas funções possuem nomes e funcionalidades diferentes e o sistema de macro é totalmente outro. Vale a pena reaprender o sistema novo ? Insto depende: pessoas que trabalham em pequenas empresas ou são funcionários públicos, eu recomendo que sim! Pois a adoção do Open Office a cada dia está sendo mais difundida: para economia em recursos, as pequenas empresas adotam o OpenOffice, e o governo brasileiro está adotando-o como padrão. Então, se é o caso, nada melhor que dar uma visitinha no site oficial, caçar uns tutoriais e se tornar um usuário avançado.
E para o usuário doméstico? Para quam estiver cansado em utilizar o pacote office pirata poderia aproveitar o momento para se legalizar. Vai da preferencia de cada um. Se eu pudesse e se os valores dos softwares fossem mais em conta, eu gostaria de te-los todos originais. Imaginem você com o Autocad original? que beleza heim?
Quanto você acha justo pagar por uma suíte Office ?
1 Comment
Larissa
22 de junho de 2009Amigo, estava falando ontem sobre o BrOffice com uma amiga… Você tá muito antenado viu?!?! rsrs
O blog tá show!!
Continue assim!!