- dessny
- 16 de julho de 2010
- 0 Comments
Resultado da enquete (no blog Npossibilidades)
Há mais ou menos uma semana lancei uma enquete aqui no bog para saber a opinião dos leitores sobre a pretensão de migrar ou não do sistema operacional Symbian. Fiz isso porque ultimamente surgiu uma tendência na web de dizer o que bom e velho SO da Nokia está morrendo e que não atende mais às demandas dos usuários… Enfim, que não presta mais.
Então resolvi jogar a bola para quem mais interessa, ou seja, os usuários. Resultado?
* 37% afirmam que não pretende trocar de SO
* 30% vão migrar para o Android
* 16% vão de iOS
* 8% querem o Maemo
* 4% apostam no MeeGo
* 3% Windows Mobile
* 1% Bada
* 1% Outros
Baseando apenas neste resultado podemos chegar a algumas conclusões:
* Grande parte das pessoas que utiliza o Symbian ainda gosta deste sistema.
* A maioria dos usuários pretende migrar ou já migrou para outras plataformas.
* O Android conseguiu superar a preferência do público em relação ao iOS (iPhone). Isso está de acordo com as últimas pesquisas no mercado norte americano.
* Windows Mobile só tem caído na preferência dos usuários, quem sabe ele consegue recuperar seu antigo posto com a nova versão? (Acho difícil).
Minha opinião:
Particularmente ainda o considero o Symbian um dos melhores SOs do mercado. Não em design ou facilidade de uso, mas em possibilidades e liberdade de configuração.
Quando digo liberdade, estou me referindo a ter um SO que permite fazer tudo o que quiser com ele sem bloqueios impostos por este ou aquele fabricante. iOS é bom? Sim, com toda a certeza é ótimo, mas porque não posso gerenciar meus arquivos nele? Ou simplesmente pareá-lo via bluetooth com outros smartphones?
Android – Fantástico SO. Rápido, leve e se integra fácil com serviços web. Mas se não tiver um bom plano de dados ficará no prejuízo ou então não poderá utilizar todos os seus recursos.
Maemo – Também é um dos mais “livres” do mercado, mas sofre da “síndrome do nerd user“. Gosto dele, tanto que tenho dois aparelhos com este sistema (N800 e N810). Mas ter que ficar apelando para linhas de comando às vezes não é nada prático. Sem contar a escassez de aplicativos. Tá, é possível instalar Ubunto nele e ter outros aplicativos, mas isso é uma coisa que apenas pouquíssimas pessoas irão fazer.
Windows Mobile – Este é o que mais se aproxima do Symbian em questão de liberdade, mas está cada dia mais defasado. A nova versão que está à caminho parece ser muito boa. Mas alguém sabe me dizer por que a Microsoft resolveu cortar recursos como Copiar/Colar e gerenciamento de arquivos? Dizer que é para poupar a bateria por causa de processamento “não cola“.
Obs. Antes que os fãs Xiitas de qualquer sistema que seja joguem a primeira pedra, gostaria de deixar claro que não estou dizendo que o Symbian é melhor do que os outros, mas apenas apontando uma vantagem que vejo nele. Claro que todos os SOs têm vantagens e facilidades próprias. Já testei quase tudo que está no mercado em relação a eles e como amante de tecnologia gosto de todos. Mas a minha preferência ainda é o Symbian.
Fonte: Npossibilidades