Inscreva-se ou torne-se

membro do canal

Tratamentos, antiácidos e prevenção

Ultimamente tenho sentido estes sintomas. Acredito que este artigo possa me ajudar. Compartilho para quem também esteja precisando.

Azia-homer

By Tereza Cândida

Fonte: Terra

Nem toda vez que você sente azia significa que precisa ir ao médico. De acordo com recomendações da Federação Brasileira de Gastroenterologia, só é motivo de preocupação se o desconforto da azia se tornar freqüente, duas vezes por semana, durante quatro a oito semanas.

Quando se comete exageros na alimentação é normal sentir azia, mas esses sintomas só devem ser motivo de consulta médica se acontecerem numa freqüência que prejudique as atividades diárias. Apenas cerca de 10% do tratamento para azia correspondem a medicamentos. “São remédios que estimulam a contração estomacal e fazem com que os alimentos saiam mais rapidamente do estômago, evitando que haja refluxo. Outro tipo de medicamento utilizado são os bloquadores de bombas de proton, que evita a produção de ácido pelas células gástricas”, diz o gastroenterologista Mauro Masson.

Os populares antiácidos não são recomendados, pois causam somente um alívio temporário em vez de tratar a causa do problema.

Quais as medicações que tratam a acidez do estômago?

A acidez no estômago irrita um tecido inflamado, causando dor e inflamação futura. Por isso, para a maioria das gastrites o tratamento envolve o uso de medicações que reduzam ou neutralizem os ácidos como:

  • Antiácidos: medicamentos antiácidos de venda livre como Alka-Seltzer, Sal de Frutas Eno, Maalox-Plus, Mylanta-Plus, Simeco plus e Riopan em forma líquida ou comprimidos são a forma mais comum de tratamento para a gastrite leve ou moderada. Os antiácidos neutralizam a acidez estomacal e fornecem alívio para a dor. Mas, como apresentam efeitos colaterais, não devem ser usados sem a supervisão de um médico.
  • Bloqueadores de ácido ou bloqueadores H2: quando os antiácidos não promovem alívio, o médico pode prescrever cimetidina, ranitidina, nizatidina ou famotidina, que ajudam a reduzir o ácido produzido pelo estômago. Estas drogas dão um alívio temporário.
  • Medicações que bloqueiam a atividade da bomba de prótons: são os medicamentos chamados bloqueadores da bomba de prótons que reduzem o ácido bloqueando a ação de minúsculas bombas que secretam ácido nas células do estômago. Esta classe de medicações inclui o omeprazol, lansoprazol, rabeprazol e esomeprazol.
  • Medicações para tratar o Helicobacter pylori: os médicos podem prescrever uma combinação de antibióticos com inibidores da bomba de prótons. O antibiótico destroi a bactéria e o bloqueador de bomba alivia a dor e as náuseas, melhora a inflamação e pode aumentar a efetividade do antibiótico.

Os outros 90% consistem em mudança nos hábitos e restrições alimentares:

  • Alimentação fracionada: café rico, almoço moderado e jantar leve, com lanche à base de pão integral, queijo branco e frutas entre as refeições.

  • Alimentos que devem ser evitados: frituras, gorduras, amendoim, pipoca, queijo amarelo, feijoada, café, chá mate, balas de menta, chicletes, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas e chocolate.

  • O leite deve ser tomado com moderação e sempre na versão desnatada. O leite, por mais que seja uma alternativa para amenizar a sensação de queimação, não é recomendado como tratamento para azia.

  • Não deitar após as refeições. Quem sente muito sono deve, no máximo, sentar-se numa cadeira com inclinação de 45º.

  • Não comer alimentos pesados à noite.

  • Evitar frutas e verduras de difícil digestão: melancia, melão, pimentão, pepino e berinjela.

  • Não associar bebidas alcóolicas com alimentos gordurosos, principalmente à noite. A combinação vinho e pizza se enquadra nesse exemplo.

  • Não tomar líquido durante as refeições. Isso porque a digestão só acontece depois que todo o conteúdo líquido que está no estômago foi absorvido. Isso retarda o processo digestivo. Quem come em grandes quantidades, acompanhados de líquidos, leva cerca de 4 ou 5 horas para digerir os alimentos.

Deixe um comentário

Entre em contato comigo

Erro: Formulário de contato não encontrado.

© 2024 Todos os direitos reservados a Denny Torres Criado por BubaCripto.