- dessny
- 17 de abril de 2010
- 0 Comments
Não vou negar que esse lançamento da nova linha de MacBook Pro me fez pensar bastante em fazer uma troca de laptop. Mas como vou fazer? Os novos modelos aqui no Brasil custarão uma fortuna. Poderia pensar em trazer um em Agosto deste ano quando estou pensando em fazer uma viagem para os States. Mas a carga tributária de nosso país é tão alta, que para eu possa trazê-lo legalmente, fica quase o mesmo valor de comprá-lo aqui sendo que ainda terei que pagar na “lata”.
Sinceramente não pretendo comprar um e tentar importar ilegalmente, primeiro pelo risco e segundo porque não sei como fazer.
No entanto, o lançamento destes novos, faz com que os modelos velhos, fiquem mais em conta. No MercadoLivre já é possível perceber esta redução. Mas mesmo assim, os modelos unibody ainda custam muito caros. Minha condição financeira só me permite adquirir um dos modelos de 2008 com um clock maior que o meu.
A minha idéia, é trocar o meu 2,4 MHz (com 3Mb de cache) por um 2,53MHz ou 2,6MHz (ambos com 6 Mb de cache). Bom mesmo seria se eu achasse um 2.8, mas não tem disponível. Provavelmente quem tem não pensa em se desfazer.
No entanto, trata-se de uma evolução muito pequena. O aumento de desempenho só seria perceptível nas atividades que exigem mais do computador (jogos, edições de vídeo e etc.). Será que devo fazer isto?
Outra oportunidade, seria não trocar de computador ainda e aproveitar que meu amigo Evaldo vai para os EUA próximo mês e poderia trazer para mim um SSD ExpressCard com 48 GB.
Este brinquedinho possui uma velocidade de leitura de dados que chega até 115 MB/sec e custa US$ 145. Com ele, poderei instalar o MacOS no SSD e deixar meu HD interno apenas para armazenamento. Isso iria aumentar a velocidade de inicialização e abertura de programas consideravelmente. No entanto, nada tem a ver com a velocidade do processamento.
O que eu preciso me decidir é: se eu quero mais velocidade na abertura de programas ou um processador mais rápido.
A verdade é que se eu comprar o SSD agora, eu poderei no futuro não tão distante trocar meu computador por um com o processamento mais veloz e poderei utilizar o SSD.