Viver custa caro. Mais em alguns lugares, menos que em outros. Dentre os diversos fatores que pesam na hora de escolher onde morar, o custo de vida é um dos principais. O ruim é que às vezes só na hora em que já estamos na cidade nova nos deparamos com algumas surpresas desagradáveis. O Custo de Vida tenta mudar isso.

Não seria legal se houvesse um lugar que concentrasse a média de preços de itens básicos como alimentação, lazer e moradia, determinada com informações de pessoas comuns? É mais ou menos essa a premissa do Custo de Vida, site desenvolvido.

O site é bem simples. No canto superior direito, você digita o nome da sua cidade. Se ela já tiver dados, aparece uma lista de itens divididos em seis tópicos (bar e restaurante, supermercado, transporte, utilidades, esporte e lazer, moradia) com os preços extraídos da média de todas as colaborações. Quanto mais pessoas contribuírem, mais preciso é o retrato do custo de vida da cidade. No topo, há um índice geral, uma nota atribuída à cidade — quanto menor, mais barato de se viver ali.

Uma ferramenta do tipo deixa bem clara a economia que viver no interior gera. São Paulo e Rio de Janeiro tiraram notas 9,2 e 9,8, respectivamente — duas das maiores do site. Maringá-PR, a cidade mais próxima daqui que já conta com uma página no Custo de Vida, tirou 4,2. O preço que se paga em um kitnet em São Paulo aluga um vasto apartamento de três quartos no interior paranaense.

A estrutura aparentemente simples deixa algumas preocupações sobre como ela lida com eventuais fraudes ou inserção incorreta (e irreal) de valores. Mas a gente confia na boa fé das pessoas em alimentar corretamente o site.

Fonte: Gizmodo

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: minirig@dennytorres.com

One thought on “Em qual cidade é mais caro morar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *