Desenvolvido no Brasil, um material para construção civil promete minimizar os impactos – ambientais e econômicos – gerados pela no mundo todo. O produto é equivalente à argamassa e reduz a produção de entulho, o uso de água, cal e areia para levantar paredes
A Massa DunDun é uma espécie de cola utilizada para fixar os tijolos e sua aplicação é mais sustentável do que a argamassa, já que o produto não gera resíduos, mantém as obras limpas, combatendo assim o desperdício de muitos recursos que se transformariam em entulhos, por exemplo.
São necessários apenas 1,5 kg deste produto para assentar 1 m² de parede, resultando assim, um menor custo que o método tradicional.
Ela é indicada para vedar paredes erguidas com vários materiais – como concreto, tijolo convencional, cerâmica e tijolo ecológico – o produto é um fluido que também promete reduzir os esforços físicos dos operários e promete aposentar as betoneiras, será?
A grande criação conquistou o “Prêmio Inovação e Sustentabilidade”, realizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, até 50% dos recursos naturais do planeta são consumidos pela construção civil, uma das atividades de desenvolvimento mais predatórias do mundo.
O produto sustentável pode ser vendido pela metade do preço da opção comum da argamassa. Como a aplicação também demanda menos esforços dos trabalhadores, a obra pode ficar pronta até três vezes mais rápida do que se estivesse sendo usada a argamassa.
Confira abaixo como é usado a Massa DunDun:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UkYAXJInalI
Fonte: engenhariae
Excelente. Ambientalmente correta, reduz a quantidade de mão de obra e equipamento, e não necessita de nenhum tipo de treinamento ou capacitação específica para sua aplicação. O tipo de inovação que pega na construção civil.