Criatividade é a habilidade de combinar elementos existentes, conceitos, técnicas, objetos e materiais, para gerar novas ideias e soluções para os desafios e problemas de nosso dia a dia. O desenvolvimento das habilidades criativas se fundamenta especialmente no cultivo de práticas e atitudes que podem ser resumidas em olhar atentamente o mundo à sua volta com interesse e sempre receptivo a novas ideias e a outros pontos de vista.
Levando este modo de pensar para o terreno da praticidade, apresento algumas sugestões e dicas de como aprimorar e cultivar suas habilidades criativas, bem como a recomendação de artigos publicados neste site e relacionados aos temas abordados.
Mente aberta
Mantenha uma mente aberta e receptiva a novas ideias, tanto as suas como de outras pessoas. A semente de toda inovação é uma ideia altamente especulativa, frágil e inacabada, que precisa ser trabalhada par se tornar viável e prática. Evite julgamentos apressados e, ao invés de se concentrar unicamente em suas falhas, explore a fundo os aspectos positivos e as possibilidades de cada ideia.
Evite a rigidez mental
Supere os bloqueios mentais e procure examinar os problemas e desafios sob perspectivas inovadoras. Bloqueios mentais são obstáculos que nos impedem de perceber corretamente o problema ou conceber uma solução. Pela ação destes bloqueios nós nos sentimos incapazes de pensar algo diferente, mesmo quando nossas respostas usuais não funcionam mais. Alguns bloqueios são criados por nós mesmos: temores, percepções, preconceitos, experiências, emoções, etc. Outros são criados pelo ambiente: tradição, valores, regras, falta de apoio, conformismo, entre outros.
Procure pela segunda resposta
Evite a armadilha da única resposta certa e procure outras soluções para seus problemas e desafios. De um modo geral, a primeira resposta é simplesmente a repetição de respostas que deram certo no passado. A primeira resposta costuma ser o que funcionava antes, mas provavelmente não será uma boa resposta para os novos desafios. As outras respostas costumam ser mais criativas e explorar novos caminhos até então ignorados ou mesmo evitados.
Cultive e acredite na sua intuição
A intuição tem um papel fundamental no processo criativo. É a intuição que faz a conexão entre as informações resultantes da análise do problema com as experiências e conhecimentos armazenados no nosso cérebro. É esta conexão que resulta naquele toque pessoal de originalidade na solução de problemas.
Não confie na sua memória
Quantas vezes você já teve uma boa ideia que lhe ocorreu de maneira inesperada e depois não conseguiu reconstituí-la ao retornar ao escritório ou a sua casa? Cultive o hábito de registrar imediatamente suas ideias.
Fonte: criatividadeaplicada
Bom post!
valeu Mestre