Basicamente a mineração de criptomoedas é disponibilizar o poder de processamento de sua máquina para:

  1. Processamento de transações;
  2. Emissão novas moedas;
  3. Ajudar a garantir a segurança do sistema.

Uma vez configurada e rodando, sua máquina de mineração audita as transações que são disponibilizadas pela Pool que você esteja conectada, e se a transação for validada, ela será registrada, para sempre, no Blockchain. A partir disso,  não poderá ser desfeita.

Existem no mundo muitos equipamentos trabalhando nestas validações 24 horas por dia. Podem ser pessoas físicas como eu ou  grandes empresas com galpões repletos de maquinas consumindo muita energia.

Aquele que disponibiliza o poder de coprocessamento é chamado de “minerador”,  e esse apelido, vem da referência dos antigos mineradores de ouro.

SERÁ QUE VALE A PENA MINERAR?

A todo momento recebo perguntas de seguidores se vale a pena investir nessa atividade. A resposta que eu constumo dizer é, a mesma que meu Mestre das FInanças sempre dizia, “depende“.

Existem várias questões que precisam ser respondidas antes. Vou listar algumas delas:

  1. Você tem algum conhecimento de informática? (Formatar o PC, instalar Windows, Drivers, montagem de hardware e etc?);
  2. Você tem um lugar apropriado para armazenar suas máquinas de mineração? (De preferência, um lugar abrigado da poeira, sem umidade e que seja bem ventilada);
  3. O custo de energia de sua localidade é muito alta? (Em alguns locais metropolitanos, o custo de energia é muito mais alto que em zonas rurais – de uma forma geral);
  4. Tem tempo disponível para constantes manutenções e paradas repentinas dos equipamentos? (É comum a máquina de mineração ter uma parada súbita, seja por instabilidade do sistema operacional ou da rede de energia elétrica. Se você não estiver próximo do equipamento, sua maquina poderá ficar travada e consumindo energia sem estar minerando);
  5. Existem outras questões difíceis de se listar, mas que são importantes também.

A situação mais desmotivante é que mais mineradores surgem a cada dia. E isso é bom para o sistema. Mas é que com esse crescimento, a dificuldade de mineração cresce na mesma proporção. No começo de 2017, para quem minerava, o lucro líquido era de 2/3, descontando o custo de energia. Ou seja, se você tivesse uma , uma máquina com 6 GPUs potentes, dava para tirar lucro tranquilo. Hoje, na minha localidade, o custo de energia está 1/2 do lucro bruto. Para que eu possa ter uma receita expressiva, eu preciso de muitas máquinas.  Normalmente quando começa-se a minerar, após a primeira conta de energia o “new Miner” desmotiva-se e tende a vender seu equipamento e espalhar a notícia de que não vale a pena. De fato, como o custo de energia em nosso país, a mineração não é tão rentável assim, se você tiver uma ou duas máquinas.

Existe um site que eu utilizo muito para tomada de decisão em qual moeda minerar. Chama-se Whattomine (O que minerar). Nesse site, você  indica quantas placas possui e ele dá o resultado de qual é a moeda mais rentável no dia da consulta. Com base no consumo de sua máquina (coisa que você tem que saber), fica fácil a avaliação se está ou não valendo a pena minerar. Recentemente, houve uma queda brusca no valor das moedas. Nesses dias, tomei a decisão de manter as máquinas desligadas, até a situação melhorar.

Tenho planos para expansão de meu Quartinho de Mineração em 2018, uma vez que foi divulgada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que no ano que vem será implementada, em todo o território brasileiro, a nova tarifa BRANCA. Com a Tarifa Branca, o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia da semana. Nos horários que a energia for mais cara, simplesmente, desligo as máquinas. Fiz umas contas por alto e acredito que, mesmo desligando as máquinas no horário de pico, meu lucro líquido tende a aumentar cerca de 50%.  Ou seja, meu lucro líquido que,  atualmente,  é de 1/2 passa para 3/4.

Atualmente estou com 5 RIGs de mineração. A próxima etapa será migrar os equipamentos para um novo quarto, um pouco maior e montar novas máquinas. Meta: 12 RIGs até Junho de 2018.

https://www.instagram.com/p/Ba_5kw1Fxbf/?hl=pt-br&taken-by=queroaprendersobre

Aguardem cenas do próximo capítulo.

By admin

Um cara curioso que curte muito qualquer tecnologia! Já sabia muito sobre computadores muito antes de tentar minerar criptomoedas. Neste canal divulgarei as novidades tecnológicas que estão ocorrendo no mundo bem como compartilharei minhas experiências de forma a ajudar a todos. E-mail para contato: queroaprendersobre@gmail.com Siga-me nas redes sociais: BLOG: www.dennytorres.wordpress.com INSTAGRAM: @denny_torres_qas AJUDE AO CANAL: https://www.dennytorres.com/dt

4 thoughts on “Como funciona a mineração de CRIPTOMOEDAS?”
    1. Atualmente não está valendo a pena. A não ser que o custo de sua energia seja inferior a R$ 0,40 kW/h.
      Devido as constantes quedas dos preços das moedas está muito difícil a mineração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *